Liquor - Hospital Sabará

Liquor

O que é

O Liquor, também conhecido como líquido cefalorraqueano (LCR), é um fluido corporal estéril e de aspecto muito semelhante à água (límpido e incolor) que ocupa o espaço entre o crânio e o tecido cerebral, mais especificamente entre as meninges, denominado espaço subaracnoide. O LCR é uma solução salina muito pura que tem como principal função a proteção mecânica (amortecedor) do tecido nervoso. Sua análise é indicada para o diagnóstico de doenças que prejudicam direta ou indiretamente as estruturas relacionadas ao líquido. É muito útil, principalmente, na investigação e acompanhamento de doenças infecciosas, inflamatórias, degenerativas ou neoplásicas, como meningite e esclerose múltipla.

 

A equipe do Senne Liquor Diagnóstico é a responsável pela coleta e análise dos exames de LCR do Sabará Hospital Infantil.
A coleta pode ser realizada com o paciente sentado ou deitado de lado. A punção será feita na região da coluna lombar e dura poucos minutos. A picada é um pouco incômoda, semelhante à de uma coleta de sangue. É possível que o paciente sinta dor de cabeça ao se levantar, por isso recomenda-se repouso por 24 horas após a punção.
O responsável pelo paciente deverá assinar o Termo de Consentimento Informado, um documento sobre o procedimento que será realizado e sobre suas eventuais complicações, que também inclui autorização para sua execução.
Não é necessário jejum, mas orienta-se uma refeição leve.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual