Ressonância Magnética - Hospital Infantil Sabará

Ressonância magnética

O que é Ressonância Magnética?

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação ionizante em sua técnica (como tomografia e Raio X, por exemplo). Ela se utiliza das propriedades magnéticas de determinados átomos existentes no nosso corpo e, por meio de um campo magnético muito potente, faz com que eles se comportem de maneira que o equipamento consiga produzir uma imagem. O aparelho nada mais é do que um ímã gigante em forma de um tubo. Com isso nada que for metálico ou magnético pode entrar na sala de exame. Todo e qualquer material deverá ser inspecionado por alguém responsável do setor, antes do exame.

A Ressonância Magnética é um dos métodos de diagnóstico por imagem que define muito bem as estruturas do organismo. Ela é capaz de mostrar com precisão os diferentes tecidos do corpo humano como cérebro, fígado, ossos, cartilagens, tendões, músculos etc. Com essa técnica apurada, também é possível avaliarmos o que é fisiológico (normal) e o que é patológico (ex: tumores,
hematomas, fraturas, etc.).

 

O paciente deverá ficar deitado, sem se mexer, dentro do aparelho de ressonância. Ele não sentirá dor, mas em alguns momentos poderá sentir sensação de calor, o que é normal.

O exame emite um barulho alto durante sua realização. Por isso, tanto o paciente como o acompanhante recebem um abafador de ruídos (fone de ouvido). É obrigatório o uso de protetor auricular dentro da sala de exame. Como o som na sala é alto, para se comunicar com o operador, o paciente fica com uma campainha na mão. Sempre que precisar ele aperta a campainha e o operador para o exame.

Se houver movimentação de qualquer parte do corpo durante a aquisição das imagens, elas ficarão embaçadas e tremidas, perdendo o valor diagnóstico. Se a pessoa não consegue ficar imóvel nos momentos solicitados ou tem medo de lugares fechados, o procedimento anestésico fará com que ela não se movimente e não veja onde está.

Apesar de o aparelho de RM ser aberto nas duas extremidades, algumas pessoas não se sentem bem em ficar lá dentro. Essa sensação é comum entre os pacientes que fazem o exame. A primeira coisa a fazer é conhecer o equipamento e tentar entrar uma vez. Depois de conhecer a sensação de estar lá dentro, ponderar se é capaz de ficar sem se movimentar algumas vezes. Se a resposta for negativa, o exame deverá ser realizado com anestesia, caso o médico solicitante julgue necessário.

 

Avaliação de segurança

O paciente ou o responsável deverá responder um questionário de segurança para saber se está apto a realizar a RM. Pacientes portadores de alguns dispositivos médicos metálicos no corpo (como marcapasso) ou alguma coisa metálica no corpo (como corpo estranho, estilhaço) apresentam risco de dano grave. Todos os pertences devem ser colocados em um armário, incluindo celulares, relógios e qualquer adorno (brincos, anéis e correntes). Não é permitida a entrada de nenhum pertence na sala de exame. O cabelo não pode estar úmido ou com gel.

Jejum

O jejum varia de acordo com o exame a ser realizado. Exames da região abdominal deverão respeitar 4 horas de jejum. Exames sob anestesia deverão respeitar as orientações da equipe de anestesia observando a faixa etária. Para os demais exames serão necessárias 2 (duas) horas em jejum.

  • Pacientes acima de 5 anos e/ou que não necessitem de anestesia, recomenda-se jejum de 2 horas, exceto RM de abdome, que necessita de 4 horas de jejum.
  • EnteroRM ou enterografia por RM: necessita de 8 horas de jejum e preparo via oral 1 hora antes do exame (chegar 2 horas antes do exame).
    Atenção!
  • Não devem ser submetidos à ressonância magnética pacientes portadores de marca-passo, desfibriladores implantados, com clips cerebrais, implantes cocleares e fragmentos metálicos nos olhos, fixadores ortopédicos externos e próteses internas ortopédicas (se necessitar de anestesia).
  • Não devem ser submetidos à anestesia para RM pacientes que tiveram infecção ou que utilizaram antibiótico por algum motivo há menos de duas semanas. Esperar 15 dias após o término do evento para agendar.
  • Para realização do exame, é necessário comparecer à unidade com cabelo seco, sem maquiagem, gel, mousse ou creme nos cabelos, bem como sem joias, brincos e pingentes. Além disso, recomenda-se a retirada de piercings. Se o paciente comparecer com gel no cabelo ou com cabelo molhado, o exame será cancelado. O serviço não dispõe de secador de cabelo.
  • Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos devem ser retirados previamente se for realizar exames da região da cabeça e pescoço ou se necessitar de anestesia. Nas demais situações, não há necessidade de remoção.
  Solicitamos vir com roupa confortável, sem adornos ou botões. Apresentar cartão do convênio, pedido médico original, documento de identificação e exames anteriores se houver. Chegar com 45 minutos de antecedência.

Faz mal ao organismo?

Desde a década de 70, quando começou a ser utilizada, até os dias atuais não se comprovou que a RM faça mal ao organismo. Assim, não há problema o paciente realizar uma RM sem contraste hoje e outra em um curto espaço de tempo.

O paciente sente dor?

O paciente não sente dor ao realizar a RM. Em alguns momentos poderá sentir sensação de calor. Isso é normal. Se essa sensação incomodar, o operador da RM deverá ser avisado.

Por que fazer?

A RM é um dos métodos de diagnóstico por imagem que define muito bem as estruturas do organismo. Ela é capaz de mostrar com precisão os diferentes tecidos do corpo humano, como cérebro, fígado, ossos, cartilagens, tendões, músculos etc. Com essa técnica apurada, também é possível avaliar o que é fisiológico (normal) e o que é patológico (ex: tumores, hematomas, fraturas etc).

O que você deve fazer quando chegar?

Você deve abrir a ficha no segundo andar do Hospital, no “Posso ajudar?”, 40 minutos antes do horário agendado. A lei exige que você traga a receita original do médico, que informa o exame a ser feito e a razão para isso. Você deve trazer também o documento da criança e o cartão do convênio. Uma vez que o processo de registro é concluído, o setor de ressonância magnética será notificado. Um técnico ou enfermeira irá conduzir você e seu filho para um lugar onde deverão ser realizados os procedimentos antes do exame (responder questionário, colocação de acesso venoso e/ou sedação, se for necessário).

Quais são as orientações para o paciente?

O paciente ou responsável deverá responder a um questionário de segurança para saber se está apto a realizar a RM. Feito isso, deverá colocar em um armário todos os seus pertences. Não é permitida a entrada de nenhum pertence na sala de exame.

Pode ficar um acompanhante dentro da sala de exames?

Pode entrar apenas um acompanhante e algumas regras devem ser seguidas. Todas as pessoas que forem entrar na sala de exames deverão responder a um questionário de segurança idêntico ao do paciente. Também devem deixar em um armário todos os objetos metálicos e magnéticos. Não é necessária a troca de roupa, a não ser que nela exista algo “preso” que não possa entrar no local.

O que é contraste?

O meio de contraste é uma substância cujo principal componente é um elemento químico chamado gadolínio. Não contém iodo (substância mais alergênica) e é utilizado em pequena quantidade (geralmente entre 1 e 10 ml). Ele é injetado por via endovenosa (veia do braço, por exemplo). A capacidade de desencadear uma reação alérgica é muito pequena, mas, como todo medicamento, há um percentual. As reações, quando ocorrem, são consideradas leves, como vermelhidão na pele, prurido (coceira) e desconforto gastrointestinal. As mais graves são muito raras.

É necessária a utilização do contraste?

O contraste, quando usado nos exames de RM, aumenta a sensibilidade do método. Ele é capaz de diferenciar, evidenciar ou confirmar a presença de processos patológicos. Mesmo que não haja nenhum indício desses processos, o contraste também poderá ser utilizado para confirmar se tudo está normal. Ele é utilizado em cerca de 80% dos exames realizados.

Anestesia? Por quê?

Durante a realização da RM, o paciente deve ficar imóvel. Se houver movimentação de qualquer parte do corpo durante a aquisição das imagens, elas ficarão embaçadas e tremidas, perdendo o valor diagnóstico. Se o paciente não consegue ficar imóvel nos momentos solicitados ou tem medo de lugares fechados, o procedimento anestésico fará com que ela não se movimente e não veja onde está.

Pode ter atraso no exame?

O Sabará é um hospital e atendemos crianças com diversas condições clínicas. Eventualmente o exame de uma delas poderá demorar mais do que o previsto devido às condições da mesma e gerar atrasos nos demais exames agendados, porém caso isso ocorra, você será informado por um funcionário do setor.

O que você deve fazer após o exame?

Se o seu filho recebeu contraste, é importante aumentar um pouco a ingestão de líquidos por um dia. Se o seu filho recebeu sedação, siga todas as instruções dadas pelo médico que realizou a aplicação, após a conclusão do exame.

Resultados do exame dos pacientes

As imagens do exame do seu filho são interpretadas em até 48 horas úteis e o relatório estará disponível para retirada após esse período.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual