Dores de Cabeça - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Dores de Cabeça

Dores de Cabeça: Quando Procurar o Pediatra

As dores de cabeça leves e moderadas são uma das queixas mais prevalentes na infância e na adolescência. Enquanto na infância geralmente são bem leves e podem estar associadas a distúrbios de visão, hipoglicemia, sinusites e outros fatores socioambientais, nas crianças maiores podem estar associadas ao estresse ou mesmo a doenças como enxaqueca ou tumores encefálicos.

Nos jovens, a cefaleia tensional normalmente vem ao longo do dia, produzindo uma pressão em ambos os lados da cabeça e irradiando para o pescoço, geralmente em resposta ao estresse.

A enxaqueca ocorre em 10% dos adolescentes, especialmente nas meninas, e é caracterizada como uma dor que parece bater em um lado do crânio. Pode ser precedida por uma perturbação visual e, quando isto ocorre, chamamos de aura. Uma aura pode diminuir de intensidade em minutos, enquanto a dor pode durar por várias horas, em média. A enxaqueca pode ocorrer frequentemente, várias vezes por semana, ou raramente, com anos entre os episódios.

Existem muitas causas possíveis ou fatores desencadeantes de enxaqueca, incluindo estresse, vários alimentos e a constrição dos vasos sanguíneos na cabeça e no pescoço, o que reduz a circulação de sangue para o cérebro. Aparentemente, um gatilho estimula anormalmente em algumas células do cérebro, disparando impulsos elétricos minúsculos. Essa ondulação estimula os receptores de dor ao longo do caminho.

Sintomas de dores de cabeça podem incluir:

  • Dores de cabeça de tensão (pescoço e base da cabeça)
  • Dor constante e maçante em ambos os lados da cabeça
  • Sensação de aperto na cabeça, irradiando para o pescoço
  • Dores de cabeça pulsante, com alteração visual (enxaqueca)

Enxaqueca com aura:

  1. Distúrbio visual chamado de aura
  2. Latejante, dor incapacitante que começa em um lado da cabeça e, ocasionalmente, envolve o outro lado
  3. Sonolência

Enxaqueca sem aura:

  1. Latejante, incapacitante e com dor em um lado da cabeça
  2. Embotamento mental e sonolência
  3. Mau humor
  4. Fadiga
  5. Retenção de líquidos
  6. Sensibilidade à luz
  7. Diarreia ou náuseas ou vômitos

Causas de dores de cabeça
Dores de cabeça frequentemente aparecem em doenças causadas por vírus, amigdalite, alergias, sinusite e infecções do trato urinário.

Outras causas comuns incluem:

  1. Fome ou sede
  2. Sono insuficiente
  3. Alimentos específicos e bebidas, como chocolate, queijos duros e envelhecidos (gorgonzola etc.), pizza, iogurte, nozes, feijão, carnes processadas, algumas frutas e sucos de frutas
  4. Aditivos alimentares (glutamato monossódico, nitratos, nitritos), certos suplementos dietéticos, medicamentos sem receita e medicamentos (pílulas anticoncepcionais, tetraciclina, doses excessivas de vitamina A
  5. Alimentos e bebidas que contêm cafeína (refrigerantes, café, chocolate)
  6. Álcool, cocaína e outras substâncias ilícitas
  7. Outros: brilho do sol, fadiga, infecções dentárias, alterações hormonais durante o ciclo menstrual de uma menina, mudanças no clima, ranger os dentes, esforço físico, traumatismo craniano

Como dores de cabeça são diagnosticadas
Exame físico e história médica completa para se fazer uma hipótese diagnóstica e pedir exames, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, punção lombar, que serão realizados somente se uma condição séria é suspeita.

Como dores de cabeça são tratadas
Dores de cabeça respondem melhor ao tratamento quando em seus estágios iniciais. Se o adolescente tem dor de cabeça de tensão, incentivá-lo a se deitar e relaxar, com a cabeça elevada ligeiramente. Um banho quente pode ajudar a aliviar a dor, assim como colocar uma compressa morna ou fria na testa e/ou no pescoço.

Quem sofre de enxaqueca deve minimizar a estimulação sensorial: desligar as luzes do quarto, fechar as cortinas, pedir aos membros da família para manterem o nível de ruído baixo e assim por diante. A bolsa de gelo ajuda aqui também; já bolsas quentes podem piorar a dor.

Terapia medicamentosa:
Deve ser dada conforme a orientação do pediatra ou do neuropediatra e pode incluir desde analgésicos comuns até medicamentos específicos para enxaqueca, além de anticonvulsivantes e medicamentos para depressão.

Como podemos ver, existem muitas coisas que podem levar uma criança ou um jovem a ter dores de cabeça. Para facilitar o diagnóstico correto, procure seu pediatra e tenha controle sobre as seguintes informações:

  1. Quando a dor de cabeça ocorreu.
  2. Quanto tempo durou.
  3. O que estava fazendo quando a dor de cabeça começou.
  4. Alimentos consumidos naquele dia.
  5. Quantidade de sono na noite anterior.
  6. Quaisquer observações sobre o que parece fazer com que a dor de cabeça melhore ou piore.

Identificar e eliminar o fator precipitante de dores de cabeça, seja ele certo alimento, um medicamento ou uma situação, pode reduzir significativamente a sua ocorrência.

As dicas abaixo podem ajudar os jovens a evitar dores de cabeça:

  • Ter a quantidade adequada de sono.
  • Comer refeições regulares, se possível. Se não, lanches com frequência.
  • Exercitar-se regularmente.
  • Estar ciente de qualquer padrão para suas dores de cabeça que possam ajudar a identificar os gatilhos para a dor de cabeça.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Caring for Your Teenager (Copyright © 2003 American Academy of Pediatrics)



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual