Hipospádia - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Hipospádia

Em meio às alegrias de acolher o seu filho ao mundo, ele pode ser muito estressante para saber que ele tenha nascido com qualquer tipo de anormalidade, especialmente um que pode precisar de cirurgia nos primeiros meses de sua vida.

No caso de hipospádia, a abertura da uretra do seu filho (através do qual a urina) está localizada sob o pênis em vez de na ponta; você pode ter preocupações sobre o que isso significa para tudo, desde o treinamento do toalete para sua vida futura como um adulto.

Hipospádia é bastante comum, afetando cerca de 1 em cada 200 meninos. É muitas vezes, prontamente corrigido através de cirurgia ambulatorial.

Os tipos de hipospádias são:

  1. Anterior ou distal (perto da ponta do pênis): esta é a forma mais branda de hipospádia, ocorrendo em cerca de 50 por cento dos casos.
  2. Médio (até meio caminho do pênis): considerado hipospádia moderada, isso representa cerca de 30 por cento dos casos.
  3. Posterior ou proximal (no escroto ou períneo): este é o tipo mais grave de hipospádia, e ocorre em 20 por cento dos casos.

As perspectivas para as crianças que se submetem a esta operação é muito boa: Na maioria dos casos, eles fazem uma recuperação completa e tem um pênis de aparência normal, totalmente funcional dentro de aproximadamente seis meses.
Enquanto algumas crianças com formas muito leves de esta condição não pode exigir cirurgia, se o seu filho tem hipospádia você deve procurar uma avaliação de um cirurgião urológico pediátrico.

Nota: Hipospádia também ocorre nas meninas, mas é extremamente raro (comprometendo um em 500 mil bebês) e uma condição muito diferente. Se sua filha nasce com hipospádia, o especialista de seus filhos será a sua melhor fonte de informação e apoio.



Tratamento

Com formas leves, nenhum tratamento é necessário. Em casos graves, a cirurgia é a única maneira de corrigir o defeito. A cirurgia é realizada por um médico chamado urologista pediátrico. Se os tecidos da uretra não puderem ser unidos novamente, serão retirados enxertos de tecido do prepúcio ou do interior da boca. Esses tecidos são usados ​​para:
  • Reconstruir a abertura da uretra
  • Endireite o pênis curvado
A cirurgia geralmente é feita quando a criança tem entre 3 e 18 meses de idade.


Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual