Ultrassom em Crianças - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Ultrassom em Crianças

Ultrassom é um exame de imagem que usa ondas sonoras de alta frequência e seus ecos para fazer imagens transversais do interior do corpo de seu filho. Ultrassom não produz radiação e é indolor.

A técnica é semelhante à ecolocalização usada por morcegos, baleias e golfinhos e ao sonar usado por navios e submarinos.

Exames de ultrassom podem ser realizados em várias partes do corpo. Alguns incluem:

Abdome
Uma ultrassonografia abdominal é um ultrassom dos órgãos internos, incluindo fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins e bexiga. Realizamos ultrassonografia abdominal quando uma criança tem:

  • Dor abdominal
  • Pedras na vesícula ou nos rins
  • Alargamento de um órgão abdominal
  • Estenose pilórica
  • Apendicite

Cabeça
Um ultrassom da cabeça é um ultrassom do cérebro. Ele olha para os tecidos cerebrais e os ventrículos. É geralmente realizado em crianças que ainda tenham moleira (chamada de fontanela) em seus crânios. Realiza-se um ultrassom da cabeça, quando:

  • Um bebê tem um perímetro encefálico alargado
  • Se faz triagem para o sangramento no cérebro, especialmente em bebês prematuros
  • Há sinais de infecção
  • Se faz triagem para anormalidades congênitas

Quadril
Ultrassonografia do quadril é usada para fazer imagens dos quadris dos bebês, para procurar um quadril deslocado ou subdesenvolvido. Pode ser realizada em bebês com até cerca de 6 meses de idade.

Pélvica
A ultrassonografia pélvica é usada para tirar fotos dos órgãos pélvicos e geralmente é feita para olhar para o útero e os ovários de uma menina. Também é usada para examinar a bexiga. Ultrassonografia pélvica também pode ser feita em meninos – para procurar uma a causa de uma dor pélvica ou procurar uma massa possível.

Máquinas de ultrassom são aproximadamente do tamanho de um carrinho de supermercado. A tela da TV para ver as imagens é conectada à máquina. Não necessitam de apoio especial ou blindagem, somente de uma boa fonte de eletricidade.

A sala utilizada para a digitalização tem pouca iluminação, para que as imagens possam ser vistas mais claramente.
No Hospital Infantil Sabará contamos com médicos radiologistas especializados em ultrassonografia infantil, com técnicos e enfermeiros pediátricos num ambiente acolhedor e amigável para as crianças.



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual