Vômitos, Desidratação e Diarreias
Diarreia e vômitos estão entre os problemas mais comuns da infância e são responsáveis por boa parte das internações nesse período. A desidratação é a consequência deles.
Os vírus são as causas mais frequentes de diarreia e vômitos, embora, em crianças menores, estes podem ser sintomas de alguma infecção, como otites, infecções urinárias etc. Nas disenterias viróticas, o tempo de duração pode variar de 2 a 3 dias até 1 semana.
O tratamento é sintomático, com medicações para vômitos, uma dieta leve, sem muita gordura ou alimentos condimentados, e uma oferta de líquido acima do comum. Em casos de desidratação leve, pode ser oferecido soro (caseiro ou comprado na farmácia), suco de maçã, água de coco etc.
Nos casos de diarreia com fezes com muco ou sangue, a causa deve ser uma bactéria e necessita de avaliação do pediatra para ver a necessidade de exames ou medicação antibiótica. Diarreia e vômitos também podem ser sintomas de infestações parasitárias, como a giárdia, que necessitarão de exames para confirmação do diagnóstico e tratamento com medicação adequada.
Crianças com quadro de diarreia acompanhado de prostração (cansaço físico, esgotamento), com pouca urina ou urina muito escura, boca seca e olhos fundos devem procurar cuidados médicos com urgência. Nos casos de diarreia prolongada (mais de 3 dias) ou vômitos de difícil controle, deve-se também procurar o pediatra.