Visão geral
O atendimento transfusional do Sabará Hospital Infantil é feito pelo Banco de Sangue de São Paulo, fundado em 1948, e o primeiro Banco de Sangue privado paulistano.
São realizadas anualmente cerca de 1000 transfusões no Hospital, preparadas por pessoal técnico especialmente qualificado para essa finalidade e com supervisão de médicos hematologistas/hemoterapeutas.
Com 68 anos de prestação de serviços hemoterápicos, a maior preocupação sempre foi a segurança transfusional; por esse motivo, mencionando apenas um passado recente, foi o primeiro serviço a realizar os testes de biologia molecular – NAT para Hepatite C e AIDS em todas as unidades aplicadas a partir de 2002, e incluindo o NAT para Hepatite B em 2009, conseguindo a maior segurança possível em uma transfusão de sangue.
Conheça o time
O Banco de Sangue conta com uma equipe de médicos, todos hematologistas com especialização em hemoterapia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e também com uma equipe multidisciplinar de biomédicos e enfermeiros atuando em toda cadeia da Hemoterapia, incluindo a coleta de sangue do doador, processamento do sangue, transfusão, Laboratório de Controle de qualidade dos hemocomponentes, laboratório de Imunohematologia avançado de apoio às agências transfusionais, procedimentos de aférese terapêutica e não terapêutica, autotransfusão intra operatória e procedimentos complexos como coleta e transplantes de medula óssea.
Médicos
Sergio Domingos Vieira – Diretor Técnico
Pediatra e Hemoterapeuta
Ana Paula Carrijo Rodrigues
Hematologista e Hemoterapeuta
Marcela Franco – Gerente Técnica
Biomédica
Equipe Técnica
Andreia Almeida
Flavia Neri
Herika Viana
Itamara Santos
Marta Moraes
Qualidade e segurança
Desde o ano 2000 o Banco de Sangue de São Paulo implantou o Sistema de Gestão da Qualidade, com a preocupação em demonstrar a melhoria contínua de todos os processos envolvidos na prevenção e segurança transfusional, assim como na satisfação dos clientes.
No ano seguinte, através de auditoria da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, foi comprovado que esse sistema cumpria os requisitos da norma NBR ISO 9002 , obtendo o “Certificado de Sistema da Qualidade” em todas as suas unidades, nas áreas de coleta, processamento, transfusão, autotransfusão, aféreses e imunohematologia, incluindo as áreas administrativas, de nº SQ-1948.
Em 2008, foi avaliado pela Instituição Acreditadora Credenciada, Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV, de acordo com as diretrizes da Organização Nacional de Acreditação – ONA, Manual Brasileiro de Acreditação, sendo conferido o “Certificado de Acreditado com Excelência”.
Em 2009, pela auditoria da DNV – Det Norske Veritas, foi considerado em conformidade com os requisitos da Norma: NBR ISO 9001, mantendo o “Certificado de Sistema de Gestão” de nº 83513 – 2010 – AQ-BRA-INMETRO.
Em 2015, foi recertificado pela Organização Nacional de Acreditação, mantendo o “Certificado de Acreditado com Excelência” de nº 021/003/008.
Em 2015, foi recertificado pela Organiação Nacional de Acreditação, mantendo o “Certificado de Acreditado com Excelência” de nº 021/003/008 – Validade Julho/2018.
O Banco de Sangue de São Paulo possui expressivos parceiros de renome e prestígio na área hospitalar na cidade de São Paulo, contribuindo em suas acreditações nas metodologias ONA, Joint Commission International e Qmentun.
Desta forma, continuamos avaliando a nossa capacidade de atender a exigências regulamentares, do cliente e da própria organização.
Banco de Sangue - Agência transfusional em números
- A cada ano, o Banco de Sangue de São Paulo realiza aproximadamente 96.000 transfusões.
- No Sabará Hospital Infantil são realizadas anualmente cerca de 1000 transfusões.
- O Banco de Sangue de São Paulo atende atualmente a 12 hospitais de renome na Capital, além de diversas outras instituições de saúde.
- O BSSP atua há mais de 65 anos, investindo constantemente no aprimoramento dos recursos humanos e na implantação de novas tecnologias.
Informativos para os pais
Doar sangue é fácil e depende exclusivamente de um gesto voluntário de generosidade.
Abaixo estão listados os requisitos básicos e alguns dos principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue. No entanto, ainda existe a necessidade de uma triagem clínica para avaliar se o doador é apto ou não.
Requisitos básicos
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento original com foto recente;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam da autorização e presença dos pais ou responsáveis);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas ultimas 4 horas).
Impedimentos temporários
- Mal-estar por qualquer razão;
- Resfriado (deve-se aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas);
- Herpes labial ou genital (aguardar desaparecimento total das lesões);
- Herpes zoster (aguardar 6 meses após a cura);
- Gravidez;
- Estar amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Tatuagem ou maquiagem definitiva feitas nos últimos 12 meses;
- Exposição a situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses);
- Viagens recentes a regiões com incidência de malária: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins (aguardar 12 meses);
- Viagens recentes a regiões com surto de febre amarela (aguardar 30 dias após o retorno);
- Doadores que viajaram recentemente para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não podem doar (varia conforme o país);
- Ter feito qualquer procedimento endoscópico (aguardar 6 meses);
- Ter feito extração dentária ou tratamento de canal recentemente (aguardar por 7 dias);
- Ter realizado sessão de acupuntura com agulhas recentemente (se tiver sido realizada com material descartável, aguardar 24 horas; se realizada com material sem condições de avaliação, aguardar 12 meses);
- Ter tomado vacina contra gripe (aguardar 48 horas);
- Ter tomado vacina contra febre amarela (aguardar 4 semanas);
Impedimentos definitivos
- Ter sofrido de hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Ter tido malária;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Critérios específicos em relação ao Coronavírus:
-
Pessoas com diagnóstico ou suspeita de COVID-19, com ou sem sintomas, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação, ou para os assintomáticos, 10 dias após a data da coleta do exame. O mesmo prazo serve para pessoas que tenham tido contato com positivados ou suspeitos;
-
Aguarde 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.
Cuidados após a doação de sangue
- Atenção, alguns doadores podem apresentar durante ou após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa;
- Recomendamos que o doador permaneça no banco de sangue por 15 minutos após a doação;
- Caso venha a sentir tontura ou mal-estar após a saída do banco de sangue, solicite auxílio, sente-se imediatamente e coloque a cabeça entre os joelhos ou deite-se no chão colocando as pernas para cima;
- Se os sintomas persistirem, peça que alguém o conduza de volta ao Hemocentro ou ao Pronto-Socorro mais próximo;
- Beba mais líquido do que de costume por 4 horas;
- Evite esforços físicos e subidas por 12 horas;
- Não fume por 2 horas;
- Não tome bebida alcoólica.
- Na ocorrência de febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa até 7 dias após a doação, comunique imediatamente o Banco de Sangue pelo telefone (11) 3373 2050.
Você também poderá nos telefonar se apresentar algum sintoma ou sinal que julgue ser decorrente da doação; ou se quiser nos dar alguma informação adicional que não pode dar durante a entrevista, no dia da doação.
Faça sua doação
GSH – Banco de Sangue de São Paulo
Unidade Paraíso
Rua Tomás Carvalhal, 711 – Paraíso
São Paulo – SP
Telefone: 11 3373-2050
Horário de atendimento
Todos os dias das 7h ás 18h. Inclusive sábados, domingos e feriados.
Estacionamento gratuito no local.
CLIQUE AQUI para agendar a sua doação de sangue
Perguntas frequentes
- De quanto em quanto tempo eu posso doar sangue?Oito semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres (tempo para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro novamente).
- Quanto tempo demora para doar sangue?
Todo o processo de doação leva em torno de 1 hora. - É seguro doar sangue?
Sim, todo o material usado para a coleta de sangue é individual, descartável, estéril e apirogênico. Não há nenhum risco de o doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue. - Quais os exames que serão realizados com o meu sangue?
Hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV, sífilis e doença de Chagas.