Visão geral
A Farmácia é o setor do Hospital responsável por gerenciar o fluxo de medicamentos e a sua utilização dentro da Instituição.
Os medicamentos são adquiridos de fornecedores qualificados e armazenados no setor de Farmácia em condições ideais. A equipe do setor controla o estoque, analisa a prescrição médica e faz a dispensação dos materiais e medicamentos necessários para garantir um tratamento adequado e de qualidade para os pacientes.
Leia também: Assistência Farmacêutica
Distribuição / Especialidades
A Farmácia conta com cinco unidades distribuídas pelo Hospital para melhor atender aos pacientes:
- Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF): estocador de medicamentos;
- Farmácia Central: presta atendimento do 7º ao 15º andar e Ressonância Magnética;
- Farmácia do Centro Cirúrgico: presta atendimento aos procedimentos cirúrgicos e exames com necessidade de intervenção anestésica;
- Farmácia da Unidade de Terapia Intensiva: presta atendimento aos andares 5º e 6º;
- Farmácia do Pronto-Socorro: presta atendimento para os andares de Pronto Atendimento e Tomografia.
Todas as unidades trabalham com sistema informatizado para controle de estoque, dispensando os medicamentos por meio de código de barras que confere rastreabilidade (lote e validade), permitindo controle do fluxo do medicamento desde a sua entrada na Instituição até a dispensação para o paciente.
Conheça o time
O time da Farmácia é composto por:
- Supervisor de Farmácia
- Farmacêuticos
- Mensageiros
- Auxiliar Administrativo
- Assistentes de Farmácia
Equipe
Anahi Ayalla César Bassi
Supervisora de Farmácia UI e UTI
Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia Clínica pelo Instituto de Pós-Graduação; Especialista em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo; possui cursos complementares nas áreas de liderança de pessoas, acreditação internacional, gestão de risco, cuidados em saúde, mapeamento e gestão de processos; atua na área de farmácia hospitalar há 10 anos, com experiências anteriores nas áreas de manipulação de fármacos e mercado varejista farmacêutico.
Qualidade e segurança
Principais indicadores de sucesso
A contagem rotativa é uma ferramenta de gestão para checagem do estoque. Dessa forma, evitamos divergências e rupturas de estoque, tornando o processo mais seguro. A meta é que a acurácia esteja acima de 98%.
Esses e outros indicadores são acompanhados no Comitê de Assistência Farmacêutica, que se reúne mensalmente para apresentação dos indicadores e discussão dos processos relacionados ao fluxo e uso de medicamentos, buscando a melhoria contínua nas atividades desenvolvidas.
Compartilhe sua experiência
Informativos para os pais
Caso o paciente esteja internado no Sabará Hospital Infantil e faça uso de medicamentos habitualmente ou esteja em um tratamento específico, é de grande importância que a família traga o receituário com as informações do tratamento (nome do medicamento, dose, horários e forma de administração). O médico fará uma avaliação e verificará se os medicamentos devem ser prescritos durante a internação ou se serão suspensos durante este período.
Caso o medicamento permaneça prescrito, o médico avaliará se o medicamento é ou não padronizado. A depender da cobertura do convênio ou disponibilidade de compra do medicamento, o farmacêutico poderá validar o medicamento do próprio paciente para uso intra-hospitalar, e este ficará aos cuidados da Enfermagem até a alta para garantir que as administrações sejam feitas de forma segura.