Farmácia - Hospital Sabará
Tempo estimado para atendimento médico após cadastro
- Fila:
Emergência
- Fila:
Urgência
- Fila:
Preferencial
- Fila:
Isolamento
- Fila:
Pouca Urgência
* Informamos que o tempo de espera pode variar em decorrência da complexidade de atendimento dos pacientes ou emergências. Clique aqui para conferir os dias e horários mais movimentados do hospital.

Visão geral

A Farmácia é o setor do Hospital responsável por gerenciar o fluxo de medicamentos e a sua utilização dentro da Instituição.

Os medicamentos são adquiridos de fornecedores qualificados e armazenados no setor de Farmácia em condições ideais. A equipe do setor controla o estoque, analisa a prescrição médica e faz a dispensação dos materiais e medicamentos necessários para garantir um tratamento adequado e de qualidade para os pacientes.

Leia também: Assistência Farmacêutica

Distribuição / Especialidades

A Farmácia conta com cinco unidades distribuídas pelo Hospital para melhor atender aos pacientes:

  • Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF): estocador de medicamentos;
  • Farmácia Central: presta atendimento do 7º ao 15º andar e Ressonância Magnética;
  • Farmácia do Centro Cirúrgico: presta atendimento aos procedimentos cirúrgicos e exames com necessidade de intervenção anestésica;
  • Farmácia da Unidade de Terapia Intensiva: presta atendimento aos andares 5º e 6º;
  • Farmácia do Pronto-Socorro: presta atendimento para os andares de Pronto Atendimento e Tomografia.

Todas as unidades trabalham com sistema informatizado para controle de estoque, dispensando os medicamentos por meio de código de barras que confere rastreabilidade (lote e validade), permitindo controle do fluxo do medicamento desde a sua entrada na Instituição até a dispensação para o paciente.

 

Conheça o time

O time da Farmácia é composto por:

 

  • Supervisor de Farmácia
  • Farmacêuticos
  • Mensageiros
  • Auxiliar Administrativo
  • Assistentes de Farmácia

Equipe

Anahi Ayalla César Bassi

Supervisora de Farmácia UI e UTI

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia Clínica pelo Instituto de Pós-Graduação; Especialista em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo; possui cursos complementares nas áreas de liderança de pessoas, acreditação internacional, gestão de risco, cuidados em saúde, mapeamento e gestão de processos; atua na área de farmácia hospitalar há 10 anos, com experiências anteriores nas áreas de manipulação de fármacos e mercado varejista farmacêutico.

 

Qualidade e segurança

Principais indicadores de sucesso

A contagem rotativa é uma ferramenta de gestão para checagem do estoque. Dessa forma, evitamos divergências e rupturas de estoque, tornando o processo mais seguro. A meta é que a acurácia esteja acima de 98%.

Esses e outros indicadores são acompanhados no Comitê de Assistência Farmacêutica, que se reúne mensalmente para apresentação dos indicadores e discussão dos processos relacionados ao fluxo e uso de medicamentos, buscando a melhoria contínua nas atividades desenvolvidas.

 

Compartilhe sua experiência




    Informativos para os pais

    Caso o paciente esteja internado no Sabará Hospital Infantil e faça uso de medicamentos habitualmente ou esteja em um tratamento específico, é de grande importância que a família traga o receituário com as informações do tratamento (nome do medicamento, dose, horários e forma de administração). O médico fará uma avaliação e verificará se os medicamentos devem ser prescritos durante a internação ou se serão suspensos durante este período.
    Caso o medicamento permaneça prescrito, o médico avaliará se o medicamento é ou não padronizado. A depender da cobertura do convênio ou disponibilidade de compra do medicamento, o farmacêutico poderá validar o medicamento do próprio paciente para uso intra-hospitalar, e este ficará aos cuidados da Enfermagem até a alta para garantir que as administrações sejam feitas de forma segura.

    Sabará Hospital Infantil

    Av. Angélica, 1987 - São Paulo, SP
    CEP 01228-200
    Telefones: (11) 3155-2800 | (11) 3235-2800

    Google Maps

    Centro de Excelência | Consultórios

    Rua Mato Grosso, 306 - Conj. 1503 e 1806

    Google Maps

    Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual