26 de Março – Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia
O dia 26 de março marca a campanha mundial para conscientização sobre a epilepsia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo.
Considerada uma doença neurológica, a epilepsia produz várias descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro, causando além do desconforto, dificuldade no desenvolvimento cognitivo da criança. “A epilepsia infantil pode ter diversas causas, como problemas congênitos ou malformações, algumas infecções cerebrais como encefalite e meningite viral, tumores cerebrais ou algum trauma ou ferimento na região do cérebro”, explica o Dr. Carlos Takeuchi ( @carlos.takeuchi.3 ) , neurologista pediátrico e coordenador do setor de neurologia do Sabará.
O diagnóstico é feito a partir da suspeita clínica e da realização do eletroencefalograma (EEG), exame que analisa a atividade elétrica do cérebro.
Além do tratamento medicamentoso, alguns casos podem ser tratados de forma cirúrgica. Por meio do diagnóstico e avaliação clínica feito de forma multidisciplinar, a equipe do Sabará define qual será o melhor caminho para a qualidade de vida e desenvolvimento da criança com epilepsia.