Dr. Philippe Monnier no Sabará
Pela segunda vez no Sabará Hospital Infantil, o médico suíço Dr. Philippe Monnier, maior cirurgião de via aérea pediátrica do mundo, operou em conjunto com a equipe de otorrinolaringologia três casos complexos para retirada de traqueostomia em crianças, no último dia 19 de maio.
A convite do Sabará e da especialista Dra. Saramira Bohadana, o suíço colaborou na aplicação da técnica por ele criada que dá opção resolutiva a casos que não conseguem sucesso com a técnica americana e mais utilizada para retirada da traqueo.
“Cerca de 20% dos casos operados na técnica tradicional falham de alguma maneira. A técnica criada pelo Dr. Philippe dá conta desses casos complexos que não teriam solução e são a esperança de muitas crianças que conviveriam com a traqueo para o resto da vida”, explica Dra. Saramira.
Núcleo de traqueo
No Sabará Hospital Infantil o índice de retirada da traqueo é de 90% dos casos. O Hospital é um dos únicos centros no país a conseguir tirar a traqueo de crianças pequenas – que em geral são bastante complexas.
O Sabará conta com uma equipe especializada para atendimento desses casos e já é reconhecido como referência nacional na área.
“O Hospital possui estrutura de primeiro mundo para realização de cirurgias e tratamento de crianças traqueostomizadas. Fiquei surpreso com o preparo da equipe e da Instituição e com o sucesso para resolução dos casos, desde a minha primeira vinda ao Sabará, há dois anos”, diz Dr. Philippe, aprovando o preparo da equipe para aplicação de sua técnica no Brasil.