Tularemia
É uma enfermidade infecciosa aguda, de gravidade moderada, que pode se manifestar de forma localizada ou sistêmica. Com maior frequência, assume a forma de uma úlcera indolor no local de penetração do microorganismo, acompanhada de aumento dos gânglios linfáticos regionais (tipo ulceroganglionar). Quando não há úlcera primária, mas apenas gânglios aumentados e dolorosos, caracteriza-se o tipo ganglionar.
Dependendo, normalmente, do modo de transmissão, a doença pode assumir outras formas: tipo orofaríngeo (por ingestão), tipo tifóidico (por inalação); tipo oculoganglionar (através do saco conjuntival). O tipo pleuropulmonar pode ocorrer quando bactérias circulantes fixam-se em pulmões e espaços pleurais e não se relaciona necessariamente com a via de introdução do agente patógeno. A pneumonia é uma complicação grave, que pode aparecer em qualquer forma clínica e impõe pronto diagnóstico e tratamento. O tratamento é feito com a administração de antibióticos.
A importância epidemiológica da doença decorre da possibilidade de seu agente ser utilizado como arma biológica. No Brasil, não há registro de casos da doença em humanos.
Fonte: Ministério da Saúde
Tratamento
Medicamentos
Antibióticos:- Estreptomicina, com ou sem cloranfenicol
- Gentamicina
- Doxiciclina
- Antibióticos com quinolona, como a ciprofloxacina