O que esperar
Avaliação inicial
O primeiro passo é ser atendido no centro de excelência, onde o cardiologista pediátrico irá perguntar sobre a história clínica da criança, desde a gestação, incluindo o histórico familiar, e irá realizar o exame clínico.
Além disso, os parâmetros vitais como pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência cardíaca serão mensurados.
Serão solicitados exames complementares básicos como eletrocardiograma, radiografia de tórax e ecocardiograma.
Avaliação complementar
Se necessário, a investigação diagnóstica será completada com exames mais avançados como angiotomografia, ressonância nuclear magnética, holter e cateterismo cardíaco, entre outros. A escolha dos exames mais adequadas é realizada de forma individualizada.
Procedimentos e Cirurgias
Cada caso é avaliado minuciosamente por todo o time de especialistas para que se decida qual o melhor procedimento ou cirurgia a ser realizado, além da decisão de qual o melhor momento para que seja feito.
As cardiopatias congênitas, além do acompanhamento clínico, podem necessitar para o seu tratamento de procedimentos eletrofisiológicos, intervenção percutânea (por cateterismo cardíaco) ou cirurgia cardíaca.
O Sabará Hospital Infantil possui profissionais capacitados e equipamentos para a realização de qualquer tipo de procedimento ou cirurgia.
Seguimento a médio e longo prazo
As cardiopatias congênitas requerem acompanhamento durante toda a vida, em especial as que necessitaram de tratamento invasivo.
A equipe do Programa de Cardiopatias Congênitas vai acompanhar o paciente durante todas as fases da vida, incluindo avaliação especializada para realização de atividade física e cardiologia preventiva. Os pacientes com coração univentricular (ventrículo único), hipertensão pulmonar/ Síndrome de Eisenmenger e os adultos com cardiopatias congênitas também tem atendimento direcionado e especializado.