Sabará é referência em prevenção a lesão de pele
O Sabará possui um Núcleo de Pele que se reúne mensalmente para discutir os indicadores, eventos relacionados à lesão de pele e propostas de melhoria.
Presidido pela enfermeira Lilian Sayuri Onaga, especialista em estomaterapia, o time é formado por enfermeiros altamente capacitados para cuidar da pele e de possíveis lesões que possam acometer a criança durante a sua internação.
O que é lesão de pele?
As feridas são consideradas eventos adversos e são importantes indicadores da qualidade da assistência.
Algumas lesões acontecem porque a patologia e estado geral do paciente predispõem o seu aparecimento, como a dermatite associada a incontinência, lesão por pressão, lesão relacionada a adesivos médicos e lesão por fricção.
Todas elas apresentam uma causa passível de ser identificada e tratada. Por isso, é importante um programa de cuidados com a pele, o desenvolvimento de protocolos e um time de melhores práticas.
Uma ferida acomete a imagem, a autoestima, a qualidade de vida e as atividades cotidianas, além de causar dor e sofrimento para a pessoa acometida. Por isso, nossa equipe está constantemente buscando aperfeiçoamento.
5º Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele
Entre os dias 15 e 17 de maio, a enfermeira Lilian Sayuri Onaga, da Unidade de Internação, esteve no 5° Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele, em Belo Horizonte. O evento tratou da importância de ações de prevenção e explorou novas definições sobre lesões de pele, como a MASD (Moisture-Associated Skin Damage), relacionada à umidade, e a MARSI (Medical Adhesive Related Skin Injury), relacionada à adesivo médico.
No evento o Sabará ganhou prêmio do programa de prevenção de lesão de pele, o que evidencia que a instituição está de acordo com os guidelines internacionais no assunto.