Enterocolite Necrosante
A Enterocolite Necrosante é o principal quadro agudo intestinal que acomete os pacientes em unidades de Terapia Intensiva pouco tempo após o nascimento. É uma quadro inflamatório do trato digestivo de causa não definida, porém acredita-se que exista relação com o momento de início de dieta e o tipo de dieta iniciada, associada a um intestino com possíveis dificuldades de oxigenação e perfusão sanguínea. Esta é uma doença grave, que pode causar sequelas como estreitamentos (estenoses) intestinais e dificuldades de absorção intestinal.
Incidência
Pode acometer qualquer recém-nascido, porém a maioria dos casos incide em prematuros, chegando a 5% dos bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva. Em crianças nascidas com idade gestacional inferior a 32 semanas ou peso menor que 1500g a incidência é ainda maior, com mortalidade chegando a 50% para aqueles que necessitam de cirurgia.
Tratamento
Esvazie o estômago
- Suspenda a comida: a presença de ar ou líquido no estômago ou intestino do bebê pode piorar a condição. Será necessário deixar de alimentar o seu bebê.
- Um tubo é colocado do nariz ao estômago (nasogástrico) do bebê para garantir que seu estômago e intestinos permaneçam vazios e, desse modo, possam curar. O tubo irá remover o ar e o fluido do estômago.
- Fluidos IV (intravenoso): o bebê receberá nutrição e líquidos via IV, diretamente na veia.