10 coisas que os pais devem saber antes de ir ao pronto-socorro
Milhões de crianças visitam os prontos-socorros todos os anos no Brasil. Os dados mais fidedignos são dos Estados Unidos, onde esse número chega perto de 30 milhões e apenas 1 em 6 crianças é atendida em um departamento de emergência pediátrico! Por esses e outros motivos preparamos dicas para ajudar pais e responsáveis a saber o que esperar e estarem melhor preparados quando chegar essa hora.
- Planeje com antecedência para onde iria se necessário fosse e considere um departamento de emergência pediátrico.
Em uma emergência grave, você deve sempre ir para ao serviço de urgência mais próximo. Você sabe onde é o serviço de urgência pediátrica mais próximo?
- Ligue para o seu pediatra primeiro sempre que possível.
Se você puder entrar em contato com o consultório do pediatra, faça isso. Eles podem indicar pelo telefone quando precisa ir ao pronto-socorro. Em alguns casos até avisar com antecedência e dizer à equipe de emergência que espere por você.
- Trate seu filho em casa.
Não há problema em dar ao seu filho medicamentos para sintomas simples como febre, dor e até vômitos (sempre seguindo orientação médica) antes de ir para o pronto-socorro – o remédio fará uma grande diferença e, muitas vezes, torna o processo de exame muito mais fácil. Lembre-se de tomar nota do nome do remédio, dosagem e horário que você o deu a seu filho, pois será uma das primeiras perguntas que você responderá no pronto-socorro.
- Fique calmo e diga ao seu filho o que esperar.
Quando você entra em pânico, o nível de ansiedade do seu filho aumenta. Para muitas crianças, a ansiedade sobre o que vai acontecer é pior do que a dor real. As crianças de todas as idades olham para os pais em busca de tranquilidade, por isso é importante manter a comunicação. Seja honesto, mas também use uma forma de comunicação sensível à situação e à idade do paciente. Deixe seu filho saber que todos estão lá para ajudar!
- Deixe os irmãos em casa.
Evite levar os irmãos ao pronto-socorro com você. Dessa forma, você pode se concentrar nas necessidades do seu filho doente e seus outros filhos não precisarão suportar o tempo de espera. Observe que você precisará ficar com seu filho durante toda a sua estadia no hospital.
- Trazer o histórico médico de seu filho.
É sempre uma boa ideia ter as seguintes informações prontamente disponíveis:
- Alergias conhecidas;
- História médica e cirúrgica passada;
- Lista de medicamentos atuais;
- Contato do pediatra que o conheça e seja sua referência.
- Um item de conforto pode ajudar.
Se o seu filho precisa de um pequeno item especial para descansar ou se sentir à vontade, não hesite em trazê-lo. Um brinquedo, um cobertor, um livro etc., podem ajudar a tirar a mente do seu filho deste lugar desconhecido, diminuindo seu nível de estresse e ansiedade.
- Pronto-socorro não atende em ordem de chegada.
Entenda que pode haver “boas razões” para esperar no pronto-socorro. Os pacientes mais doentes são vistos primeiro. Esperam mais aqueles que têm menor risco de piorar. Além disso, dependendo de como o seu filho está doente, ele pode precisar de exames, o que pode aumentar o tempo de estadia no PS.
- Você é quem melhor conhece seu filho: fale!
Como responsável, você é o melhor intérprete das necessidades de sua criança. Se você acha que seu filho está com dor, diga! Não tenha medo de fazer perguntas e seja paciente. Você e seu filho conhecerão muitas pessoas diferentes – o pronto-socorro é uma equipe multidisciplinar. Todos têm o mesmo interesse na melhora da criança e não há porque não alinhar os discursos de maneira lógica e tranquila.
- Acompanhamento com seu pediatra.
Após a visita ao pronto-socorro, ligue para o consultório do pediatra e informe-o sobre o diagnóstico. Sugerimos até tirar uma foto de nossa receita e enviar para o colega. Muitas vezes, seu pediatra pedirá para ver seu filho para um exame de acompanhamento. Em caso de necessitar um especialista na área infantil, seu médico pode contar com o apoio dos nossos profissionais do Centro de Excelência.
Quer saber mais sobre nosso pronto socorro pediátrico? Baixe o aplicativo na App Store ou Play Store.
Fonte: www.healthychildren.org