Farmacinha
Na minha atividade de pediatra, quando chegavam as férias e os pais queriam sair de São Paulo, sempre vinham com a pergunta: “O que levo de remédios?”.
Aqui daremos uma ideia do que seria interessante ter, mas confirme com o pediatra as marcas e as doses. Caso queira montar um farmacinha básica para ter em casa, lembre-se de guardar as bulas e as datas de validade dos medicamentos. Se alguém da família faz uso de medicação constante, coloque esse item também.
Algumas ferramentas ou objetos são indispensáveis na montagem dessa farmácia: um seria uma caixa onde você possa organizar tudo isso; muitas pessoas utilizam caixas de pesca ou de marcenaria, mas são grandes (mesmo as menores) para serem levadas em viagens. Termômetro é outro item essencial, além de uma tesoura pequena, para ajudar a cortar pacotes, curativos etc. Aparelho de inalação só se seu filho utiliza com frequência. Nesse item entram também seringas, colheres dosadoras, copinhos e conta-gotas, tudo que pode facilitar a colocação da medicação na boca da criança.
Uma pinça pequena pode ser útil para retirar ferrões ou farpas e ajudar nos curativos. Tenha também luvas descartáveis. O item mais utilizado é sempre o antitérmico e analgésico, que, para crianças, deve ser em gotas. Medicação para enjoo ou vômitos é sempre bom ter em casa, pois essas coisas acontecem e podem ser motivo de chateação. Também soro fisiológico, que pode ser usado para lavar ferimentos e para uso nasal, embora para esse fim seja melhor utilizar a preparação comercial (Rinosoro, Sorine etc.).
No capítulo curativo, é sempre bom poder contar com soluções antissépticas (em formato líquido ou spray), solução de clorexidina, água oxigenada ou outras. Esparadrapo antialérgico ou fita microporo e curativos adesivos (tipo Band-aid), gaze e atadura (1 rolo de cada).
Dependendo do destino, pode ser interessante levar loção repelente de insetos, protetores solares, gel para queimadura superficial ou solar e creme para picada de insetos.
Se for um praticante de esportes, não se esqueça de gel para dores musculares (tipo Gelol).
Como se vê, sua farmacinha pode facilmente virar uma farmaciona. Por isso, converse com seu médico para saber o que seria melhor para você.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal