Especialista do Sabará Hospital Infantil explica os cuidados com alimentos fornecidos às crianças durante as férias - Hospital Sabará
 

Especialista do Sabará Hospital Infantil explica os cuidados com alimentos fornecidos às crianças durante as férias

 

Especialista do Sabará Hospital Infantil explica os cuidados com alimentos fornecidos às crianças durante as férias

 

São Paulo, julho de 2022– No Brasil, a aspiração de corpo estranho – (ACE), é responsável pelo terceiro lugar na lista de acidentes com morte entre crianças abaixo dos quatro anos, representando 7% dos óbitos pediátricos nessa faixa etária.

No Sabará Hospital Infantil, especializado no atendimento pediátrico, os números também são bem relevantes. Nos últimos três anos (de 2019 a 2021) foram 594 atendimentos em crianças que tinham ingerido algum objeto. Em 2022 só no primeiro semestre, esse número já atingiu 70 atendimentos.

 

De acordo com a Dra. Saramira Bohadana, otorrinolaringologista e coordenadora do Programa  Aerodigestivo do Sabará Hospital Infantil “a aspiração de corpos estranhos (ACE) é uma causa comum de acidente com as crianças, principalmente entre um e quatro anos de idade , exigindo identificação imediata e tratamento precoce para reduzir as consequências potencialmente graves e que, dependendo do histórico clínico da criança, pode levá-la à morte”.

 

Segundo um estudo ecológico e descritivo em que foram coletados dados do DATASUS, o número de óbitos por engasgo em crianças  na faixa etária entre um e quatro anos no Brasil, de 2009 a 2019, chegou a 2.148. Os acidentes por ingestão de alimentos causando obstrução do trato respiratório foram predominantes. Em um total de 1.817  foram de crianças com até um ano de vida sendo que, 84,6% aconteceram por meio de ingestão alimentar e os 15,4% restantes (331 óbitos) correspondem à obstrução ocasionada por outros objetos. “A criança aspira o corpo estranho e, em vez de ir para o esôfago, vai para a traqueia obstruindo a respiração”, explica Dra. Saramira.

 

Durante as férias, em que as crianças estão mais tempo em casa, a atenção deve ser redobrada. Dra. Saramira esclarece que o engasgo acontece principalmente com alimentos pequenos, como por exemplo, o amendoim, a pipoca, nozes e por isso eles não são recomendados para os menores de dois anos.

 

Vale lembrar também que brinquedos pequenos que algumas crianças acabam colocando na boca também podem gerar riscos. A especialista alerta principalmente para aqueles que funcionam com bateria. “Esse tipo de brinquedo é muito arriscado porque oxida e pode causar perfuração na mucosa do esôfago ou da traqueia”.

 

Também é importante salientar que crianças que têm alguma comorbidade ou doença de alta complexidade requerem um cuidado ainda maior. “As crianças de alta complexidade apresentam mais risco porque muitas vezes elas têm a deglutição prejudicada, não apenas pela aspiração de algum corpo estranho, mas também pelo fornecimento de um alimento inadequado”, afirma a otorrinolaringologista.

 

Dra. Saramira explica ainda que, sempre que houver um engasgo com algum produto que não seja alimentício, a criança deve ser levada ao hospital. “O ideal é que os pais ou responsáveis não contem com a sorte da criança expelir o objeto, até porque não se sabe onde ele está alojado. É necessário fazer alguns exames e ver se há necessidade de alguma intervenção clínica”, conclui a médica.

 

Implantado em 2010, o Sabará Hospital Infantil foi o pioneiro na criação do Programa Aerodigestivo. Composto por uma equipe multidisciplinar formada por pneumologistas, gastroenterologistas, cirurgiões de via aérea, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogas, psicólogas e nutricionistas, os profissionais atuam na solução de doenças respiratórias e digestivas complexas. Crianças com dificuldades respiratórias, que fazem uso de traqueostomia, com dificuldade de deglutição e que se alimentam por gastrostomia são o principal foco desta linha de serviço.

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil 

 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

 

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento nos casos de cardiopatia congênita, e transplantes renais.

 

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com sua maturidade cognitiva e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

Do pronto atendimento à alta complexidade, Sabará Hospital Infantil, o Hospital que mais entende de criança.

 

Sabará Hospital Infantil

www.hospitalinfantilsabara.org.br

Assessoria de Imprensa: Luciana Paim

luciana.paim@sabara.com.br

11 2155 9338 / 93351-2319

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual