Equipe de enfermagem é essencial no cuidado e qualidade de vida das crianças do Programa Aerodigestivo. - Hospital Sabará
Equipe de enfermagem é essencial no cuidado e qualidade de vida das crianças do Programa Aerodigestivo.
Notícias

Equipe de enfermagem é essencial no cuidado e qualidade de vida das crianças do Programa Aerodigestivo.

A partir da coordenação do enfermeiro navegador, profissionais marcam exames e treinam os familiares para o cuidado em casa.

 

Quando recebemos crianças com condições complexas no Sabará Hospital Infantil, é o enfermeiro navegador que norteia o cuidado, recebe as famílias e faz uma primeira entrevista para identificar as necessidades do paciente. Na linha de cuidado Aerodigestivo, quem coordena esse processo é a Enfermeira Adriene Oliveira.

 

“Realizamos uma primeira entrevista nos novos casos para identificar as necessidades da criança e da família, agilizando a realização de consultas e exames, facilitando o acompanhamento e conciliando os horários dos compromissos. Isso diminui a necessidade de muitas visitas ao hospital”, explica.

 

A navegação de pacientes na pediatria é novidade no Brasil, mais uma inovação trazida pelo Sabará. “A instituição é uma das poucas que tem a figura do enfermeiro navegador. Ele tem um papel fundamental para alinhar os cuidados de pacientes complexos, planejando a assistência desde a chegada até a alta. Assim, conseguimos prestar um cuidado direcionado com uma equipe altamente capacitada”, analisa Thais Oliveira Franco, supervisora de Enfermagem em UTI Pediátrica.

 

A partir das entrevistas preliminares do enfermeiro navegador, a equipe multidisciplinar se reúne para definir qual será o tratamento do paciente. “Temos duas frentes: o enfermeiro navegador e o enfermeiro da UTI. O enfermeiro navegador faz toda a parte pré-hospitalar: ele planeja como vai ser a internação das crianças e quais demandas elas têm em relação a exames laboratoriais e de diagnóstico. O enfermeiro navegador planeja, e nós, enfermeiros da UTI, executamos esse cuidado. O grupo Aerodigestivo se reúne toda semana, com a presença de especialistas como gastropediatra, diarista da UTI, enfermeiros e pneumologistas. Mediante essa discussão, traçamos as metas dos cuidados”, explica Patricia Soto, Enfermeira sênior líder da UTI.

 

Quando falamos da linha de cuidado Aerodigestivo, grande parte dos pacientes precisa de uma traqueostomia, abertura feita cirurgicamente no pescoço para ajudar a criança a respirar. Em 2021, o Sabará Hospital Infantil alcançou uma marca importante: de 114 crianças atendidas, 95% estão livres da traqueostomia e retomando suas atividades normais.

 

“Na internação, a família e a criança que necessita de traqueostomia têm toda a orientação do cuidado realizada pelas equipes de enfermagem, fisioterapia e multidisciplinar da UTI. A partir da indicação da traqueostomia, a equipe irá educar a família nos cuidados com o dispositivo, utilizando nosso Guia de Traqueostomia. Desta forma, quando a criança recebe alta, todos estão habilitados a realizar os cuidados em casa, como higienização do dispositivo, troca de curativo, banho, identificação de alguns sinais e sintomas que devem ser sinalizados à equipe”, completa Adriene Oliveira.

Após a alta, o enfermeiro navegador é responsável por auxiliar na programação dos retornos com a equipe médica, além de dúvidas gerais da família e possíveis visitas ao pronto-socorro em casos de urgência. A longo prazo, a equipe do Aerodigestivo também cuida para que a criança tenha qualidade de vida e um bom prognóstico.

“A nossa maior preocupação é que a criança tenha uma boa oxigenação, mantendo a via aérea aberta, para evitar por exemplo uma broncoaspiração. Quando o paciente já está em casa, agendamos teleconsultas com a equipe e as famílias são orientadas para poderem participar ativamente de todo o planejamento do cuidado de seus filhos”, explica a Enfermeira navegadora.

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual