Hipertensão Pulmonar: Entenda os riscos do diagnóstico tardio em cardiopatias congênitas
Condição pouco conhecida, a hipertensão arterial pulmonar é uma doença rara, mas em países em desenvolvimento pode ser mais prevalente ja que é uma complicação das cardiopatias congênitas não tratadas.
As cardiopatias de hiperfluxo pulmonar, quando não diagnosticadas e reparadas(por cirurgia cardíaca ou cateterismo cardíaco) no momento ideal, podem evoluir com o remodelamento das artérias do pulmão, causando a hipertensão arterial pulmonar. Entre as cardiopatias de hiperfluxo se encontram a comunicação interatrial, comunicacao interventricular, persistência do canal arterial, defeito do septo atriventricular, além de cardiopatias complexas.
Na infância outras causas de hipertensão pulmonar são a broncodisplasia e outros problemas pulmonares, mas muitas vezes a etiologia não é identificada, ou seja, de causa idiopática.
O diagnóstico é realizado através do cateterismo cardíaco direito, e o seguimento depende de avaliações clinicas, laboratoriais e exames de imagem.
O tratamento é feito de forma medicamentosa e depende de cada diagnóstico individual. O Sabará é um centro de referência no tratamento, coordenado pela cardiologista Dra. Flávia Navarro ( @flavianavarro_cardiopedhp ) , especialista na doença e em suas implicações a longo prazo.
“O diagnóstico da hipertensão pulmonar trás grandes mudanças na vida do paciente e sua familia, o tratamento deve ser individualizado e os medicamentos são de alto custo, porém com a evolução do conhecimento da doença, hoje temos tratamentos que permitem que a criança tenha uma melhora importante na qualidade de vida e sobrevida”, explica a médica.
Quer saber mais sobre nossa equipe de cardiologia? Conta pra gente nos comentários!