Uretrocistografia Miccional - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Uretrocistografia Miccional

O que é uma uretrocistografia miccional?
A uretrocistografia miccional avalia o tamanho e a forma da bexiga e da uretra, que é o canal por onde sai a urina. Esse procedimento é indicado principalmente para pesquisar se uma criança tem refluxo vesicoureteral — condição em que a urina da bexiga volta para cima, em sentido inverso, muitas vezes até os rins. Esse exame pode ser solicitado para crianças que apresentam infecções do trato urinário de repetição ou que tiveram pielonefrite. Também pode ser indicado em casos de suspeita de obstrução da uretra ou dilatação dos rins (hidronefrose).

O exame é realizado por meio do uso de fluoroscopia e um agente de contraste introduzido por meio de uma sonda na bexiga. É realizado em crianças de todas as idades.

O que você deve fazer antes do exame?
Não há nenhum preparo especial para o exame. Se seu filho tem alguma alergia conhecida ao contraste radiológico, informe o médico. Vista a criança confortavelmente, com roupas facilmente removíveis, sem botões. Se for necessário, será dado um avental na sala de exames. O responsável pela criança pode ficar na sala de exame, desde que não sejam mulheres grávidas.

O que você deve fazer quando chegar?
Você deve abrir a ficha no segundo andar do Hospital 30 minutos antes do horário agendado. A lei exige que você traga a receita original do médico, que informa o exame a ser feito e a razão para isso. Traga também o documento da criança e o cartão do convênio. Uma vez que o processo de registo é concluído, o departamento de radiologia será notificado. Seu filho será chamado pela senha de atendimento no painel luminoso. A enfermeira ou o técnico do RX chamará você para responder a um questionário e, depois, levará vocês para a sala de exames de radiologia.

O que você deve esperar durante o exame?
O técnico irá perguntar por que o exame foi solicitado e explicar o procedimento para você e seu filho. A bexiga precisará ser sondada para esse exame. Um profissional de enfermagem irá fazer a assepsia, limpando a região uretral com algodões embebidos em antisséptico, geralmente clorexidina. Após a limpeza, ele colocará um anestésico local, geralmente xilocaína em gel. Depois, uma fina sonda será colocada na bexiga da criança. O pequeno poderá sentir uma pressão e urinar.

É muito importante que o acompanhante esteja seguro e calmo, para transmitir tranquilidade ao pequeno, a fim de realizar esse procedimento no menor tempo possível. Uma vez que a sonda estiver na bexiga, serão colocadas fitas para fixá-la na perna. Ela será conectada a uma bolsa com soro fisiológico e contraste, que irá encher a bexiga de seu filho. O técnico irá obter várias radiografias antes, durante e após a micção, com a criança deitada e obliquada. Quando a bexiga estiver cheia, o profissional pedirá para o pequeno urinar ainda sobre a mesa (bebês e crianças pequenas irão provavelmente urinar sozinhos). Pode-se oferecer um penico ou molhar a região pélvica dele com água morna, para ajudar a urinar. Depois que seu filho começar a micção, serão realizadas várias radiografias. A sonda é retirada no final do exame, geralmente sem causar qualquer desconforto.

Alguns raios X adicionais serão obtidos para concluir o estudo. O tempo do exame pode variar, dependendo da facilidade da criança em urinar na mesa de RX. Incluindo o processo de preparação, geralmente varia entre 20 e 60 minutos.

O que você deve fazer após o exame?
Não há recomendação especial para esse exame. A criança poderá seguir a rotina habitual.

Resultados do exame para pacientes externos
As imagens do exame de seu filho são interpretadas em até 48 horas, e o relatório estará disponível para retirada após esse período.

Exemplo de uretrocistografia miccional:

uretrocistografia-miccional



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual