Teste do Pezinho
O chamado teste do pezinho é um exame laboratorial simples, que tem como objetivo detectar doenças que são muito raras, mas que, quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas com sucesso, impedindo danos muitas vezes irreversíveis. É um exame de triagem e, se apresentar um resultado suspeito, deverá ser repetido com exames mais acurados.
Antes dos testes serem desenvolvidos e se tornarem obrigatórios por lei no Brasil, muitas crianças eram diagnosticadas com o aparecimento dos sintomas, mas aí o dano já estava feito – e mesmo sendo tratado, era irreversível, embora não houvesse piora.
O teste atualmente recomendado é o teste ampliado, que pode detectar mais de 30 doenças, entre elas o hipotireoidismo, a fenilcetonúria e hemoglobinopatias (traço falcêmico, doença falciforme).
O exame é colhido preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida do bebê e é feito com uma gota de sangue colocada num papel-filtro.
É um exame extremamente simples e obrigatório. Por isso mesmo, não deixe de fazê-lo e, em caso de dúvidas, converse com seu pediatra.