Primeira UTI pediátrica do Brasil
Criador da primeira Unidade de Terapia Intensiva pediátrica e neonatal do Brasil, em 1974, o Sabará Hospital Infantil deu um passo pioneiro em sua trajetória e na história da pediatria do país.
Aquela UTI foi construída com o que havia de mais moderno em equipamentos de monitoramente cardiopulmonar e ventilação pulmonar mecânica, apoiados numa equipe médica alinhada aos avanços diagnósticos e terapêuticos da época e extensa experiência clínica em pediatria hospitalar.
Com a ampliação da estrutura do Hospital, em 2010, a UTI passou a ter 28 leitos e reafirmou o compromisso da Instituição com essa especialidade de atendimento. Em 2014, a equipe de UTI do Sabará cresceu e passou a operar com 35 médicos, sendo sete deles cardiologistas pediátricos. O quadro geral passou a ter 80% dos profissionais de alta qualificação especializados no atendimento infantil intensivo.
De lá para cá, a UTI do Sabará Hospital Infantil vem se destacando sempre com inovações. É o caso da implementação da ECMO, aparelho que funciona como um coração artificial e um pulmão artificial para o paciente. Saiba mais aqui
Em 2018 inauguramos uma Unidade de Terapia Intensiva específica para casos complexos de cardiologia e neurologia: o Centro de Cuidados Avançados em Doenças Cardíacas e Neurológicas.
Localizado no oitavo andar do prédio do Hospital, o Centro possui oito leitos para receber crianças com cardiopatias ou doenças neurológicas e equipamentos modernos. Um dos diferenciais do novo espaço é a equipe altamente especializada exclusivamente dedicada aos cuidados necessários às crianças com quadros clínicos graves, do recém-nascido ao adolescente.