Visão geral
A equipe de Enfermagem do Sabará Hospital Infantil é constantemente desafiada na busca de conhecimento científico a fim de promover a melhoria do cuidado, aliviar as dores e confortar o paciente. A enfermagem busca melhorar as condições de vida, o bem-estar físico e emocional da criança.
O cuidar da criança inclui mais do que o aspecto biológico do processo saúde-doença: ultrapassa o estudo dos sintomas das enfermidades e envolve todo o contexto familiar e social, orienta pai e mãe e os inclui na própria ação de cuidar. O cuidar é mais abrangente que curar e mesmo não necessitando de sofisticações tecnológicas, exige uma equipe interdisciplinar complexa, humanizada e bem treinada.
Ao cuidar da criança e de sua família, a enfermagem busca demonstrar afeto, compaixão e empatia. A humanização do cuidado é prioridade em todas as fases da assistência à criança.
A capacitação dos profissionais promove as condições para que eles realizem uma assistência de enfermagem de qualidade. A formação é um movimento permanente, um caminho a ser trilhado por toda a vida, não podendo se constituir como algo acabado e completo.
Assim, observamos que a área pediátrica na enfermagem vem sendo alvo de uma série de estudos e pesquisas, objetivando a melhoria na atuação da assistência à criança hospitalizada. A cura das enfermidades do pequeno e o êxito do seu tratamento em um ambiente hospitalar não dependem exclusivamente do nível científico da assistência pediátrica. O trabalho conjunto da equipe de enfermagem é imprescindível.
Distribuição
Central de Materiais e Esterilização (CME)
A área é responsável por receber, preparar, esterilizar, guardar e distribuir material esterilizado. Também realiza o controle quantitativo e qualitativo de todos os materiais encaminhados aos setores.
Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
A área presta assistência de enfermagem especializada e integral aos pacientes em estado crítico. Um diferencial da UTI do Sabará é a participação da família – pais e mães podem acompanhar seu filho nas 24 horas. A ideia é estabelecer uma parceria com os pais, com a sua participação ativa, otimizando a hospitalização da criança e buscando os melhores resultados propostos.
Unidade de Internação
As Unidades de Internações (UIs) são responsáveis pelo atendimento ao paciente clínico e cirúrgico de baixa e média complexidade. A equipe de enfermagem é treinada e capacitada para avaliar os pacientes por meio da ferramenta PEWS, que visa identificar precocemente a deterioração da criança internada evitando parada cardiorrespiratória. As UIs contam com a participação e envolvimento da família nos cuidados da criança e mantêm um grupo de humanização para minimizar os traumas decorrentes da internação.
Hospital Dia
Essa unidade oferece atendimentos clínicos e cirúrgicos (pré e pós-operatórios) e que requeiram cerca de 12 horas de internação.
A Unidade prepara e encaminha os pacientes para cirurgias, efetuando os controles necessários ao pós-operatório.
Pronto-Socorro
Oferece atendimento aos pacientes em situações de urgência e emergência. O enfermeiro realiza a triagem pelo sistema de acolhimento com classificação de risco, baseado na escala de Manchester, reconhecida internacionalmente pela alta precisão na avaliação do paciente em casos de urgência, garantindo a assertividade da classificação.
Centro Cirúrgico
O Centro Cirúrgico é responsável pela realização dos procedimentos cirúrgicos e ainda de exames sob anestesia como nos casos de endoscopias. Nele há também a sala de recuperação anestésica, que recebe os pacientes em pós-operatório imediato.
A equipe de Enfermagem oferece assistência ao paciente no pré, trans e pós-operatório imediato, garantindo o êxito do procedimento e atendendo às necessidades das equipes cirúrgicas.
Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
O Centro de Diagnóstico é formado por médicos e técnicos especializados no público infanto-juvenil, o que garante um diferencial importante na realização do exame e na análise de seu resultado. Itens como segurança, acolhimento e técnica precisa da realização dos exames em crianças fazem parte da rotina. São realizados no Centro:
- Grupo de Exames de Imagem;
- Grupo de Exames relacionados ao aparelho digestivo;
- Grupo de Exames Neurológicos;
- Grupo de Exames Cardiológicos.
- Exames Laboratoriais
Centro de Excelência
O Centro de Excelência é uma unidade de atendimento ambulatorial de especialidades pediátricas. Conta com uma equipe multidisciplinar especializada em pediatria, para cuidar, acompanhar e educar o paciente. O enfermeiro realiza triagem para avaliação do paciente, coleta de dados, orientação e acompanhamento do desenvolvimento conforme suas necessidades específicas.
Formação da equipe
O quadro de enfermeiros é composto em sua grande maioria por profissionais pós-graduados especialmente em pediatria ou áreas afins. Esse é um fator importante avaliado na admissão dos profissionais. Os pré-requisitos para o cargo de enfermeiro do Sabará Hospital Infantil são:
- Graduação em Enfermagem completa (Coren ativo);
- Desejável pós-graduação nas áreas de Pediatria;
- Experiência hospitalar no Bloco Pediátrico (Unidade de Internação Pediátrica, UTI Pediátrica ou Pronto-Socorro Infantil).
O que fazemos de diferente
A equipe de Enfermagem possui os seguintes grupos:
Time de punção
O time de punção da Unidade de Internação do Sabará Hospital Infantil está preparado para esclarecer as dúvidas sobre a necessidade de se realizar um acesso venoso, conta com profissionais treinados, que levam em consideração, entre outros fatores, a idade, a anatomia e as condições clínicas do paciente.
Levamos a sério a segurança do paciente, a qualidade dos procedimentos e a humanização em nossos tratamentos.
Grupo de prevenção de lesão de pele
O time de prevenção de lesão de pele do Sabará é formado por enfermeiros altamente capacitados para cuidar da pele e de possíveis lesões que possam acometer a criança durante a sua internação. Priorizamos sempre a qualidade, a segurança e o conforto dos nossos pacientes.
Comissão de Ética de Enfermagem
A CEE tem função educativa, consultiva e fiscalizadora do exercício profissional e ético dos profissionais de Enfermagem. Além disso, zela pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional e do seu decreto regulamentador, do Código de Ética dos Profissionais de enfermagem, do Código de Processo Ético dos profissionais de Enfermagem e das demais normatizações emanadas pelo Conselho Federal e Conselhos Regionais de Enfermagem.
Conheça o time
O quadro de cuidadores do Sabará Hospital Infantil conta com cerca de 100 enfermeiros e 200 técnicos de enfermagem.
Distribuição por unidade
A equipe de enfermagem está apta para assumir funções de gestão em todas as áreas: Pronto-Socorro, Centro de Diagnósticos, Unidade de Internação, Centro Cirúrgico, Central de Material Estéril e UTI.
A equipe tem a responsabilidade de coordenar toda e qualquer transição de um serviço para outro, além da continuidade do cuidado, fornecendo toda informação necessária e não prejudicando a saúde da criança.
Formação
A Equipe de Liderança de Enfermagem do Sabará Hospital Infantil é composta por:
Cleber Preusse
Supervisor do Pronto-Socorro e SADT
Graduado em Enfermagem pela Universidade 9 de Julho; com especialização em Cardiologia pelo Instituto e Hospital Sírio Libanês.
Aline Rodolfo Lopes Clapis
Supervisora das Unidades de Internação e Hospital Dia
Enfermeira formada elo Centro Universitário São Camilo;especializada em Neonatologia; com mais de 10 anos de experiência com o público pediátrico e pós-graduada em Administração Hospitalar.
Thais Franco
Supervisora Unidade de Terapia Intensiva
Enfermeira pós-graduada em Cardiologia pela UNIFESP; com MBA em Gestão Hospitalar pela FMU; Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica pela AMIB; com formação de Docência na área de Educação; atua há 16 anos em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
Maria Lucia Castanheira
Supervisora da Central de Material Estéril
Graduada em Enfermagem pela UNIFESP; com habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Especialização em Enfermagem do Trabalho; trabalhou no Sabará de 1983 até 1992 como Supervisora de Enfermagem da UTI e é desde 2001 como Supervisora de Enfermagem CME.
Qualidade e segurança
A equipe de enfermagem do Sabará Hospital Infantil segue as recomendações do programa de qualidade da Joint Commision International (JCI), que é a principal agência de acreditação de instituições de saúde dos Estados Unidos, confirmando o alinhamento da estrutura do hospital com as melhores práticas de gestão e procedimentos operacionais e elevando os padrões de segurança e qualidade dos cuidados assistenciais. A equipe faz o acompanhamento de indicadores que demonstram a preocupação com a segurança do paciente.
A principal atuação do time de enfermagem é o cuidar. A equipe de trabalho é conduzida com educação permanente e gerenciada a fim de que erros sejam minimizados e resultados sejam alcançados de forma eficaz.
Portanto, torna-se necessário dispor de informações relevantes para planejar, desenvolver e avaliar as ações propostas e que devem ser realizadas.
Assim, os enfermeiros irão gerenciar por meio da feitura do Processo de Enfermagem – instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem –, e do Sistema e Sistematização da Assistência de Enfermagem– que organiza o trabalho profissional quanto ao método, ao pessoal e aos instrumentos, possibilitando a operacionalização do processo.
As práticas de enfermagem são inovadoras e baseadas em evidências científicas, em que se destaca a integração dos valores da criança e de sua família, dos conhecimentos e educação do cuidador.
A equipe se capacita dia a dia para exercer suas atividades com segurança frente às necessidades da criança e de sua família e deve conhecer as boas práticas de enfermagem. Treinamentos e documentos como protocolos, procedimentos e outros são de fácil acesso a todos os profissionais.
Ferramentas de Avaliação
Metodologia Pews
O Sabará utiliza a ferramenta PEWS (Pediatric Early Warning Score), que avalia o paciente de forma objetiva usando critérios clínicos bem definidos que resultam num escore precoce de gravidade.
Com o objetivo de assegurar a comunicação entre os profissionais da assistência, fazemos uso do método SBAR que consiste em uma forma estruturada como:
- S (Situação): o que está acontecendo no presente momento
- B (Breve histórico) – as circunstâncias que estão levando a esta situação
- A (Avaliação): a causa do problema na opinião da enfermagem
- R (Recomendação): o que deve ser feito para corrigir a situação