Alan completa 1 ano! Ala de internação vira festa para comemorar a vida - Hospital Sabará
Alan completa 1 ano! Ala de internação vira festa para comemorar a vida
Depoimento

Alan completa 1 ano! Ala de internação vira festa para comemorar a vida

Alan Pires da Silva é filho único e primeiro neto dos avós, considerado um bebê arco-íris e veio ao mundo para trazer muita alegria para toda a família.
A gestação estava indo muito bem até que, com 22 semanas de gestação, sua mãe, Camila Garcia Pires da Silva, teve covid e com 32 semanas e, com isso, Alan começou a apresentar restrição de crescimento intrauterino.
Entretanto, apesar da intercorrência, nasceu saudável e foi para casa. “Na primeira consulta com o pediatra o médico alertou que ele havia perdido muito peso e pediu que iniciasse a alimentação com fórmula. Nas duas primeiras tentativas ele vomitava muito, entrei em contato com o pediatra e fui orientada a trocar o leite por um sem lactose, assim fiz e nas próximas duas tentativas ele começou a vomitar sangue. Então levamos ele para o Hospital onde ele havia nascido e já deixaram ele internado de imediato por ter apresentado desidratação e baixo peso”, conta a mãe.
A partir daí, Alan começou a lutar pela vida. Ao dar entrada na UTI, tentaram passar a sonda nasogastrica para alimentação, mas como não conseguia ficar no lugar correto, foi descoberto que ele tinha uma má formação rara chamada de Hérnia Hiatal.
Dra. Maria Paula Coelho, coordenadora do PATII- Programa Avançado de Tratamento da Insuficiência Intestinal (@patii_reabilitacao) “a Hérnia de Hiato ocorre por uma alteração anatômica na região da transição entre o tórax e o abdome, conhecida como hiato esofágico. Pode ser congênita ou adquirida e se caracteriza pela passagem de porções variáveis do estômago para o tórax. No caso do Alan, diagnosticado aos 12 dias de vida, os principais sintomas foram, vômitos recorrentes e perda progressiva de peso”.
Após a introdução da sonda, Alan ganhou peso e realizou a primeira cirurgia para fazer a correção, se recuperou, voltou a mamar no peito e já tinha até expectativa de alta.Mas começou a vomitar e com isso o médico desconfiado de uma Brida, levou ele novamente para o centro cirúrgico, onde descobriu a Entercolite Necrosante.
Na oitava cirurgia, Alan teve várias complicações e seu estado era considerado grave e, por esse motivo, o cirurgião pediu opinião da Dra Maria Paula Coelho. “Os médicos chegaram a conclusão que o melhor para o Alan seria a transferência para o Sabará, já que aqui, eles teriam os recursos necessários para ele”, explica a mãe.
E em outubro de 2021, Alan chegou ao Hospital. “Ao descer da ambulância tive a certeza que o que dependesse do Sabará para a que meu filho sobrevivesse, seria feito, todo o cuidado e preocupação com os mínimos detalhes foram nos enchendo de esperanças. Aqui é um hospital muito humano que permite que nós, família de longa internação, tenhamos um pouco mais de ‘convívio’ com a vida lá fora. Nesses longos meses que estamos aqui aprendi diariamente a cuidar do meu filho, que hoje é um milagre, mesmo precisando de alguns cuidados especiais, eles tornaram isso possível a mim que sou mãe, pra que quando tivermos alta, eu continue cuidando com segurança. Há muitos profissionais acolhedores e dia a dia nos olham como mãe e filho, tornando essa jornada, um fardo muito mais leve, independente do cargo, médicas, enfermeiras, técnicas, auxiliares de limpeza, copeiras, recepcionista, todos”, conta a mãe.
No dia 03 de junho, o Alan completou seu primeiro aninho de vida. E claro que a equipe, que já está apaixonada por esse pequeno e realizou uma festa de aniversário para comemorar a vida! “Foi uma ação que teve um significado enorme para nós. Aqueceu nossos corações em uma data tão importante, mesmo no meio de uma internação”, agradece a mãe.
O Alan, agora com 1 aninho, faz uso da NPT – nutrição parenteral total – e assim que conseguir o desmame, irá continuar o tratamento em home care, com todo o apoio da equipe multidisciplinar do Sabará.

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual