Após seis meses de tratamento no Sabará, Valentina recebe alta e homenagem dos Cuidadores
A pequena, de nove anos, participou da Cerimônia do Sino após terminar o tratamento de leucemia mieloide
Valentina, nove anos, sempre foi uma criança saudável e que só ia ao médico para os exames de rotina. Ao perceber que a filha estava apresentando pontos roxos no corpo e acompanhados de vômito, sua mãe, Ágata Honma, ligou para sua pediatra e enviou os últimos exames feitos pela filha. Quando chegou ao Sabará, Valentina foi imediatamente internada com anemia e pouco depois chegou o diagnóstico: leucemia mieloide aguda, doença na qual glóbulos brancos imaturos, os blastos, passam a se multiplicar rapidamente, tomando o lugar das células saudáveis.
“Começamos a saga da quimioterapia em junho e foram dias muito difíceis, com perda de cabelo, inchaço e uma alergia severa no rosto e na pele da Valentina. Mas seguimos firmes. Após um mês de internação, refizemos os exames e todos deram negativo para leucemia. Depois dessa primeira rodada, vieram mais quatro ciclos de quimioterapia, que resultaram na cura. Ficamos muito gratos pelo tratamento ter dado certo, anulando a necessidade de um transplante medular”, comemora Ágata.
A prática humanizada da equipe fez a diferença durante a internação de Valentina, já que diagnósticos oncológicos são difíceis para a família e o paciente. “Todo mundo me acolheu e a equipe foi extremamente atenciosa com a minha filha. Tivemos um atendimento ótimo, que foi além das médicas: seguranças, as pessoas da limpeza, todos foram muito carinhosos com a Valentina e tentaram agradá-la de todas as formas”, elogia a mãe.
Valentina finalizou o tratamento oncológico em dezembro de 2023 e participou da tradicional Cerimônia do Sino, na qual pacientes oncológicos comemoram o fim das sessões de quimioterapia, cada etapa vencida e o caminho até a alta. Agora ela seguirá o acompanhamento com consultas mensais. Dias antes da alta, a pequena nos contou: “O que eu mais quero fazer é abraçar os meus três cachorros, Chanel, Pandora e Nick. E comer comida japonesa, que eu adoro!”
Para a despedida de Valentina, a equipe do Sabará preparou uma camisa pintada com as mãos dos Cuidadores que ajudaram durante todo o período de internação no Hospital.