Brinquedo terapêutico: viver o brincar dentro do Hospital
O ato de brincar é crucial para o desenvolvimento das crianças. Através dessa prática, a criança consegue comunicar-se com o meio exterior, expressando assim seus sentimentos, com mais clareza e naturalidade.
No Brinquedo Terapêutico, o ambiente hospitalar é demonstrado em uma linguagem compreensível aos pequenos. Através do brinquedo terapêutico, a criança pode entender melhor porque está no hospital e o que fará ali. Ao brincar com elementos semelhantes aos que encontra nos procedimentos, ela poderá também retratar seu estado de espírito, expressando e liberando a tensão pela qual passa.
Por acreditarmos na eficácia do Brinquedo Terapêutico, iniciamos a aplicação do mesmo aos nossos clientes portadores de Diabetes Mellitus e Oncológicos, realizando procedimentos de teste de glicemia capilar, insulinoterapia, punção venosa e punção de Porth Cath, obtendo uma excelente resposta.
Nossa experiência ressalta a grande importância da utilização deste tipo de terapia, como exemplo, podemos citar uma criança de quatro anos portadora de Diabetes Mellitus que recebeu alta hospitalar capacitada para realizar o teste de glicemia capilar auxiliado por familiar sem traumas e/ou stress.
A capacidade da criança de aprender sobre sua patologia muitas vezes é subestimada, entretanto, podemos observar que quando falamos na linguagem do brincar a compreensão ocorre de forma surpreendente.
Sendo assim, nós do Sabará Hospital Infantil, buscamos nos aperfeiçoar na técnica do Brinquedo Terapêutico. Para nós, brincar é coisa séria.
Enfermeira Renata Pereira – Equipe de Enfermagem do Sabará Hospital Infantil