Esofagograma - Hospital Sabará

Esofagograma

O que é

O esofagograma, ou estudo contrastado do esôfago, é um procedimento que avalia o esôfago, que é o tubo que conecta a boca ao estômago. Pode ser realizado para avaliar o tamanho e a forma do órgão, ou para pesquisa de distúrbios digestivos (como refluxo gastroesofágico).

O exame é realizado utilizando-se a fluoroscopia e um agente de contraste (bário) tomado pela boca.

 

O tecnólogo irá perguntar por que o exame está sendo executado e explicar o procedimento. Seu filho precisará beber um líquido branco (contraste de bário), que fará com que o esôfago possa ser visualizado na tela de Raio X.

Vários raios X serão tirados durante e após a ingestão de bário, incluindo pesquisa de refluxo gastroesofágico. O exame dura em média 30 minutos do início ao fim.

O esofagograma deve ser feito com o estômago vazio. Isso significa que seu filho não pode ter comido ou bebido antes do exame, por um período de tempo que varia de acordo com a idade, que é:
  • De 0 a 6 meses: três horas;
  • De 7 meses a 2 anos: quatro horas;
  • De 3 anos e mais velhos: seis horas.

Se o seu filho tem alguma alergia conhecida ao contraste radiológico, informe o médico.

Vista o seu filho confortavelmente, com roupas facilmente removíveis e sem botões. Se for necessário, será fornecido um avental na sala de exame.

A pessoa responsável pela criança pode ficar na sala de exame, porém, se o acompanhante for mulher, não poderá permanecer caso esteja grávida.

O que você deve fazer quando chegar?

Você deve abrir a ficha no segundo andar do Hospital, no "Posso ajudar", 30 minutos antes do horário agendado.

A lei exige que você traga a receita original do médico, informando o exame a ser feito e o motivo. Deve-se trazer também o documento da criança e o cartão do convênio.

Uma vez que o processo de registro é concluído, o departamento de radiologia será notificado. A enfermeira ou o técnico do Raio X entregará um questionário. Depois que o médico radiologista avaliar as respostas, vocês serão levados para a sala de exames.

O que você deve fazer após o exame?

É importante aumentar um pouco a ingestão de líquidos por um dia, pois o bário pode causar constipação (intestino preso).

As fezes da criança poderão ficar esbranquiçadas ou acinzentadas.

O bário não tem valor nutricional. Resultados do exame para pacientes externos

As imagens do exame do seu filho serão interpretadas em até 48 horas e o relatório estará disponível para retirada após esse período.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual