pH-metria computadorizada do esôfago
O que é
A pH-metria esofágica de 24 horas é usada para medir a frequência dos refluxos de material do estômago para o esôfago (refluxo gastroesofágico). A sonda de pH mede o refluxo ácido. É indicada nos seguintes casos:
- Pesquisa de doença de refluxo gastroesofágico em crianças com sintomas atípicos, como broncoespasmo, tosse, OMA e rouquidão;
- Pesquisa de doença de refluxo gastroesofágico em lactentes com apneia;
- Adequação da dose da medicação antiácida.
Neste exame, uma sonda de 3 milímetros de diâmetro é introduzida pela narina, sendo posicionada no esôfago. Outro eletrodo permanece fixado à pele do tórax com fita adesiva. A monitorização dura de 18 a 24 horas e é necessário retornar ao Hospital no dia seguinte para retirar o aparelho.
A introdução do cateter de pH-metria esofágica é geralmente incômoda, porém é rápida. Não é necessária a sedação. Após a fixação da sonda, a criança deverá permanecer com o cateter por 24 horas, período no qual pode se alimentar normalmente. O ideal é que mantenha uma rotina o mais próximo possível da normalidade. Será solicitado aos pais ou responsáveis pela criança que registrem o horário das refeições e os sintomas.
Resultados do exame para pacientes externosO laudo será liberado após 48 horas do término do exame.
- Menores de 1 ano: jejum de três horas.
- Crianças de 2 a 5 anos: jejum de quatro horas.
- Crianças maiores de 6 anos: jejum de seis horas.