Situações mais comuns
Sintomas
Edema
Inchaço
Hipertensão arterial
Pressão alta
Baixa estatura
Deformidade óssea
Oligúria
Hematúria
Urina com sangue
Urina com espuma
Dor ao urinar
Disúria
Incontinência urinária
Doenças
Nefrites
Pressão alta
Hipertensão
Doença renal crônica
Infecção urinária
Infecção do trato urinário
Enurese
Enurese noturna
Xixi na cama
Incontinência urinária
Perda urinária
Cistite
Pielonefrite
Síndrome nefrótica
Síndrome nefrítica
Calculo renal
Pedra no rim
Pedra nos rins
Cólica renal
Nefrolitíase
Transplante renal
Transplante de rim
Itu
Anemia
Doença do metabolismo mineral e ósseo da doença renal crônica
Espuma na urina
Hematúria
Urina com sangue
Sangue na urina
Malformação rena
Displasia renal
Válvula de uretra posterior
Refluxo vesico-ureteral
Insuficiência renal
Doença renal crônica
Transplante de rim
Transplante renal
Procedimentos
Dialise peritoneal aguda
Dialise peritoneal ambulatorial
Hemodiálise aguda
Prisma (hemodiálise lenta continua)
Transplante renal
Programas
Programa de Doença Renal Crônica – DRC
O programa de DRC foi criado para prestar assistência ao paciente com doença renal crônica desde os estágios iniciais, com o objetivo de retardar a progressão da doença com adequação da dieta, uso de medicamentos e terapias de substituição renal.
Terapia dialítica é o termo utilizado para todos os tipos de diálise, que substituem a função dos rins, como hemodiálise e diálise peritoneal. Ambos os tratamentos agem realizando a filtração sanguínea, retirando toxinas da circulação.
Os Cuidadores, (pais e responsáveis), são capacitados para realizar a diálise em suas residências. Além dos atendimentos médicos mensais, é realizado acompanhamento mensal com enfermeiro especializado em nefrologia pediátrica que pode ser acionado a qualquer momento por telefone.
Em casos de substituição renal, o transplante é considerado o melhor tratamento. Sendo realizado no Centro de Transplante do Sabará Hospital Infantil, onde o paciente receberá o auxílio de uma equipe altamente especializada no assunto, com ambulatórios específicos de pré e pós transplante e uma moderna UTI pediátrica.
Núcleos
Núcleo de Glomerulopatias (Síndrome Nefrótica e Nefrítica)
Este núcleo visa atender pacientes com glomerulopatias e realiza um tratamento completo e de excelência, o qual estão inclusos:
- Consulta;
- Diagnóstico (histológico ou molecular quando necessários);
- Tratamento baseado nas melhores evidências científicas.
Núcleo de Infecção do Trato Urinário
Tem como objetivo tratar as infecções urinárias de repetição e incontinência urinária, que são situações que impactam de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. Essas infecções podem estar relacionadas com malformações congênitas, como refluxo vesico-ureteral (irregularidade no fluxo de passagem da urina dos rins até a bexiga) ou outras displasias renais que envolvem a má formação dos rins.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença no desenvolvimento do paciente, evitando inclusive outras doenças no futuro.
Núcleo de Lesão Renal Aguda
Este núcleo tem foco os pacientes pediátricos de alta complexidade. Dispõe de uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por médicos nefrologistas pediátricos e enfermeiros capacitados em terapia dialítica (diálise peritoneal, hemodiálise convencional e terapia hemodialítica contínua: PRISMA), nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais.
O Sabará Hospital Infantil possui o respaldo de uma moderna UTI pediátrica com equipamentos de última geração para atender desde recém-nascidos até adolescentes com insuficiência renal aguda.
Clínicas
Clínica de Hipertensão Arterial
Os nefrologistas desta clínica estão aptos a realizar o diagnóstico e oferecer tratamento adequado para pacientes com hipertensão arterial na infância, baseados nas últimas diretrizes e evidências desta área.
A hipertensão arterial é popularmente conhecida como “pressão alta”, a qual gera muitas preocupações dos pais e familiares das crianças pelos seus principais fatores de risco: enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
É uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, responsáveis pela distribuição do sangue no corpo. Quando a pessoa recebe esse diagnóstico, seus níveis de circulação são iguais ou ultrapassam os 130/80 mmHg (ou 13 por 8), fazendo com que o coração não exerça um esforço maior do que o normal para concluir suas funções.