Educação para pacientes e familiares - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Divisão de Neurocirurgia

Educação para pacientes e familiares

Hand outs (folhetos)

Como se preparar para a cirurgia da criança: um guia para os acompanhantes

O que esperar após a cirurgia da criança: um guia para os acompanhantes

Doenças vasculares

Existem doenças vasculares que acometem a faixa etária pediátrica, são as que causam quadros isquêmicos ou hemorrágicos que podem ser letais.

Algumas doenças vasculares da infância podem ser tratadas cirurgicamente, como a doença Moya-Moya e estenoses arteriais. Essas doenças são tratadas com técnicas de revascularização cerebral.

Nossa equipe tem experiência neste tipo de tratamento. Essas técnicas são capazes de evitar quadros de isquemia recorrente e diminuir as consequências funcionais. O tratamento inclui equipe multidisciplinar que envolve pediatras, neuropediatra, neurocirurgiões, cirurgiões vasculares, fisiatras, psicólogos.


Epilepsia

A epilepsia é prevalente em nosso meio. Cerca de 30% dos casos corresponde ao tipo focal (quando se inicia em algum lugar especifico do cérebro), e é neste grupo que muitos pacientes podem ser tratados cirurgicamente.

O tratamento cirúrgico consiste na remoção ou desconexão da área cerebral que origina a descarga epileptiforme.

Outra alternativa cirúrgica em casos de Esclerose Mesial Temporal (uma das causas da epilepsia) é a amígdalo-hipocampectomia.

Está demonstrado que o paciente operado precocemente, na infância, geralmente resulta em cura.

Nossa equipe possui experiência neste tipo de tratamento, com a inovação de acessos cirúrgicos minimamente invasivos, monitorização neurofisiológica com eletrocorticografia e bons resultados.

O tratamento de pacientes portadores de epilepsia focal envolve um grupo multidisciplinar que inclui neuropediatras, pediatras, neurocirurgiões, fisiatras e psicólogas.

 

Sites interessantes

Blog Saúde é Consciência 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual