Situações mais comuns
- Convulsões
- Alteração no tamanho e forma da cabeça
- Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor
- Dor de cabeça
- Dificuldades de linguagem
- Dificuldade escolar
- Epilepsia
- Infecções de sistema nervoso (meningite e encefalite)
- Paralisia cerebral
- Autismo
- Síndromes genéticas
- Cefaleia
- Hiperatividade e déficit de atenção (TDAH)
- Atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor
- Deficiência Intelectual
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Transtornos do Aprendizado (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, dislexia, discalculia, disgrafia etc.)
- Distúrbios do Comportamento (Transtorno de Conduta, Transtorno Opositor-Desafiante, Tiques etc.)
Neuropsicologia
A avaliação neuropsicológica é realizada quando há queixas ou suspeita de dificuldades cognitivas. Isto pode ser percebido no dia a dia quando há sintomas de possíveis alterações na atenção, linguagem e memória além de outras dificuldades observadas no cotidiano. O objetivo da avaliação neuropsicológica é investigar as possíveis causas das dificuldades e o nível em que se encontram as funções cognitivas. Isto é feito através de testes padronizados que irão comparar o paciente com pessoas da mesma idade e da mesma escolaridade. No mais é importante realizar uma excelente investigação clínica, coletando informações a respeito da rotina acadêmica e diária do paciente, bem como seu histórico médico, humor, comportamento, rotina e atividades.
Após 15 dias úteis com a elaboração do laudo neuropsicológico é agendada uma devolutiva, para conversarmos sobre os resultados e possíveis encaminhamentos.
A faixa etária no momento para aplicação dos testes de inteligência será dos 6 a 16 anos. O protocolo irá avaliar o funcionamento intelectual e/ou maturidade mental, habilidades atencionais, de linguagem, memória e acadêmicas.
Em crianças menores ( 0-5 anos) ou com suspeita de autismo com dificuldades severas de repertório verbal é possível realizar uma avaliação Neuropsicológica composta por anamnese, escalas comportamentais e observação comportamental, análise do brincar e da rotina.