Como higienizar brinquedos?
Brincadeiras fazem parte da vida da criança. E colocar brinquedos na boca também, principalmente até cerca de um ano e meio de idade, quando o bebê está na chamada “fase oral”.
Quando o brinquedo é dividido entre várias crianças – em casa entre os irmãos e amigos, por exemplo, ou num ambiente como a escolinha ou o hospital – ele pode servir como reservatório de bactérias, vírus, fungos e parasitas, transmitindo doenças. Dependendo do microorganismo, ele pode sobreviver apenas algumas horas nos brinquedos após contaminados ou até meses.
Por isso, é fundamental lavar os brinquedos, principalmente se tiveram contato com saliva e secreções respiratórias das crianças. Não se esqueça que as crianças são mais suscetíveis que os adultos a contrair infecções por causa da imaturidade de seu sistema imunológico!
Estudos mostraram que os bichos de pelúcia e brinquedos de tecido são os principais portadores de microorganismos (fungos e bactérias), portanto se for para compartilhar com outras crianças, prefira brinquedos de plástico, fáceis de higienizar e de desmontar para lavagem.
Veja algumas recomendações do Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, Gerente de Qualidade e Segurança Assistencial do Sabará, para deixar os brinquedos limpos na sua casa:
- Lavar os brinquedos periodicamente com água e sabão e enxaguar;
- Deixar secar naturalmente;
- Friccionar com álcool 70% (caso os brinquedos sejam levados para a escolinha, creche ou hospital);
- Alguns brinquedos podem ser levados à máquina de lavar louça, mas é preciso certificar-se de que suportam a temperatura;
- Brinquedos que não podem ser imersos (jogos eletrônicos, tablets) podem ser higienizados por meio de fricção com lenço umedecido com desinfetante;
- Os brinquedos devem ser inspecionados regularmente em busca de rachaduras ou outras alterações físicas que possam comprometer a limpeza ou acumular sujeira – descarte brinquedos nesse estado.
Os bichos de pelúcia devem ser lavados com água e sabão e estarem completamente secos antes de serem guardados.
Vale lembrar que, em ambiente hospitalar, algumas etapas a mais de higienização dos brinquedos são aplicadas, como a secagem em estufa e o armazenamento dos brinquedos em sacos plásticos depois de secos.
Veja como fazemos aqui no Sabará Hospital Infantil:
Publicado em agosto de 2017