
Coquetel celebra o Dia do Pediatra
No dia 27 de julho de 2016, 160 pessoas, entre profissionais do Sabará e suas famílias, se encontraram no restaurante Eataly, em um coquetel delicioso, para celebrar o Dia do Pediatra. O diretor superintendente, Dr. Wagner Marujo, diz que o hospital se apropriou dessa data para homenagear os profissionais que se dedicam aos cuidados das crianças. “Estamos celebrando a existência deles e a sua importância social para o país. O Sabará se considera a casa dos pediatras”, disse.
O presidente do Sabará, Dr. José Luiz Egydio Setúbal, lembra que há alguns anos a festa era realizada em outubro, no Dia do Médico, como faz a maioria dos hospitais. Porém, a mudança aconteceu para homenagear a Pediatria. “Nossa intenção é agradecer a esses profissionais por tudo o que eles fazem”, diz.
Escolher essa profissão não é fácil, é pra lá de desafiador, e ao mesmo tempo uma das mais gratificantes. “A Pediatria é uma abnegação até maior do que outras especialidades. É bom que ainda tem muita gente que tem fé e vocação para isso”, diz o ortopedista pediátrico Dr. Wilson Lino Junior, que estava no evento com a família. Para ele, a festa foi ótima para rever amigos que não encontrava havia muito tempo.
Entre uma saladinha e uma massa, os médicos batiam papo e relembravam os motivos que os levaram a essa profissão. A Dra. Ligia Ranalli, que foi ao evento pela segunda vez, é pediatra do Pronto-Socorro do Sabará e conta: “Na faculdade, todo mundo me falava para não ser pediatra. E eu dizia: ‘Se não for pediatra, não sei fazer outra coisa!'”
O cirurgião pediátrico Dr. Antonio Carlos Onofre conta que percebeu uma grande mudança em seus 40 anos de carreira: “Hoje pergunto para as mães que vão ao consultório ‘Qual é o nome do seu pediatra?’ e elas não sabem. O paciente deixou de ter laço com ele, o que é muito ruim”, conta.
Para o Dr. Marujo, a especialidade não é devidamente valorizada no Brasil, país que tem 63 milhões de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. “É muita gente. A sociedade precisa recuperar o respeito àqueles profissionais que dedicam cuidados às crianças”, diz. Por isso, eventos como esse são tão importantes!
Na festa, ainda houve dois sorteios: um para pediatras e outro para os demais profissionais presentes. O prêmio para ambos era uma viagem para Buenos Aires com acompanhante por quatro noites. Os sortudos foram a Dra. Andrea Rocha e o Dr. Bruno Leslie.