Dia Mundial das Doenças Raras
Hoje, no dia 28 de Fevereiro, é considerado o Dia Mundial das Doenças Raras, que são aquelas que afetam uma pessoa a cada 2.000 indivíduos. São crônicas, progressivas e incapacitantes e muitas são congênitas, isso é, podem ser identificadas logo após o nascimento ou aparecem ainda na infância, sendo resultantes da alteração do DNA e por isso são consideradas doenças raras e genéticas.
As doenças raras e genéticas na pediatria podem ser resultantes de síndromes malformativas que estão relacionadas principalmente ao neurodesenvolvimento; erros inatos de metabolismo pela deficiência enzimática que dificulta o funcionamento correto do metabolismo; e podem também ser oncogênicas resultando no desenvolvimento de tumores na infância.
As doenças raras e genéticas mais recorrentes na infância são:
· Acromegalia
· Amiotrofia Muscular Espinhal (AME)
· Angioderma Hereditária
· Distrofia de Duchenne
· Doença de Gaucher
· Doença de Pompe
· Fibrose Cística
· Hemofilia Hereditária
· Mucopolissacaridose
· Retinoblastoma
· Síndrome de Down
O diagnóstico dessas patologias é feito por um Geneticista, podendo acontecer logo após o nascimento por meio do Teste do Pezinho Ampliado, que identifica até 50 síndromes, ou na infância pela união da avaliação médica e a realização de exames genéticos específicos. Se diagnosticadas rapidamente, possuem maior chance de cura ou de um tratamento eficiente que barre a evolução dos sintomas, assim promovendo longevidade e qualidade de vida para o portador.
Nosso Hospital, que é referência no atendimento pediátrico de alta complexidade, possui uma infraestrutura completa que oferece consultas e exames para o diagnóstico de doenças raras. Ampliamos nossa atuação em genética com o objetivo de oferecer um atendimento especializado e qualificado, promovendo a saúde da criança e do adolescente.
Agende uma consulta por meio dos nossos canais:
WhatsApp do Cuidador Virtual: 4935-8830
Telefone: (11) 3155-2800 – Opção 3