Avaliação de desempenho – Educação continuada
Avaliação de desempenho médico
Os profissionais médicos devidamente cadastrados no Hospital, em quaisquer de suas categorias, são anualmente submetidos a uma avaliação de desempenho profissional na Instituição.
Essa avaliação procura, sempre respeitando a autonomia médica e reconhecendo que os médicos tratam doentes e não doenças:
- Incentivar a constante atualização profissional de corpo clínico da Instituição;
- Alinhar a atuação profissional às boas práticas clínicas;
- Uniformizar, dentro de limites tecnicamente cabíveis, as condutas diagnósticas e terapêuticas por meio de referências assistenciais (protocolos clínicos);
- Minimizar a heterogeneidade de condutas, resultados e custos para grupos de pacientes com semelhantes doenças ou condições clínicas e similar risco ajustado;
- Garantir comparável eficácia e efetividade no tratamento de semelhantes doenças ou condições clínicas e similar risco ajustado.
Educação continuada
A Fundação José Luiz Egydio Setúbal procura desenvolver pessoas que sejam capazes de sustentar a cultura empresarial, gerar ideias criativas e soluções inovadoras, que tenham posturas cooperativas, bons relacionamentos e responsabilidade por suas decisões e escolhas, que assumam seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal. Habilidades essas que se interiorizam mais facilmente quando se adiciona vivência, reflexão e análises aos conhecimentos adquiridos.
O programa de educação continuada dispõe de diferentes ferramentas para o treinamento das suas equipes, que podem ser utilizadas de acordo com critérios objetivos a serem atingidos, como público-alvo, tempo, especificidade, e outros.
Podem ser:
- Treinamentos presenciais;
- Treinamentos à distância – EAD;
- EAD e treinamentos presenciais combinados.
Além disso, são classificados em:
- Treinamentos obrigatórios institucionais: abordam conteúdos destinados a todos os cuidadores;
- Treinamentos eventuais: contemplam conteúdo específico do setor (atualização de legislação, incorporação tecnológica, novos processos de trabalho, entre outros.), podendo acontecer mediante demanda da liderança, admissões de novo cuidadores, etc.
Em relação à periodicidade dos cursos e treinamentos, eles podem acontecer de forma contínua ou de forma esporádica, contemplando demandas específicas e pontuais. Cursos e treinamentos voltados para o público interno do Sabará Hospital Infantil podem ser fornecidos pela Educação Corporativa ou pelo setor de Educação Continuada do Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil).
O Departamento de Educação Continuada do Instituto PENSI trabalha em conjunto com os gestores assistenciais do Sabará Hospital Infantil no planejamento do treinamento solicitado, definindo conteúdo, objetivos, público-alvo, cronograma, viabilidade nos custos e desenvolvendo um indicador que possa mensurar a participação das equipes e seu aproveitamento.