Acupuntura
A acupuntura se refere à inserção de agulhas finas e especiais através da pele em pontos estratégicos, para aliviar a dor e tratar muitas doenças. Tem sido praticada na China há mais de 2.000 anos.
A acupuntura é baseada na crença de que o corpo contém energia, chamada Qi (se pronuncia ″xi”), que flui por todo o corpo em vias chamadas de meridianos e mantém a saúde e a vida.
Quando você está saudável, a energia flui livremente, mas, quando você está doente, a energia pode estar fraca ou bloqueada.
Durante o tratamento com acupuntura, o terapeuta tenta melhorar o fluxo de energia ao longo dos meridianos.
Como a acupuntura funciona?
De acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa, o bom fluxo de Qi pode ser restaurada através da inserção de minúsculas agulhas em combinações selecionadas de 365 pontos de acupuntura clássicos, que estão localizados ao longo dos meridianos. O fluxo de energia melhorada produzida pela acupuntura resulta na estimulação de habilidades de cura do próprio corpo.
Pesquisa científica sugere que a inserção de pontos de acupuntura estimula o corpo a liberar substâncias químicas no sistema nervoso e na corrente sanguínea. Essas substâncias alteram a experiência de dor e desencadeiam a liberação de outras substâncias químicas, que influenciam na regulação dos sistemas internos do corpo.
Como a acupuntura pode ajudar meu filho?
A acupuntura tem sido bem-sucedida no tratamento de condições de dor crônica sem efeitos colaterais. E também demonstrou ser útil no tratamento de pacientes para:
- Cirurgia pós-operatória e dor dental
- Náuseas e vômitos relacionados à quimioterapia
- Sinusite, bronquite e asma
- Gastrite, colite, soluços, obstipação
- Dor abdominal
- Dores de cabeça
- Dor lombar (na parte inferior das costas) e no pescoço