Adenovírus
Adenovírus são um grupo de vírus que normalmente causam doenças respiratórias, como um resfriado comum, a conjuntivite (uma infecção no olho), crupe, bronquite ou pneumonia.
Em crianças, geralmente adenovírus causam infecções no trato respiratório e no trato intestinal. Considere os seguintes fatos sobre adenovírus:
- Infecção em crianças pode ocorrer em qualquer idade.
- Infecções respiratórias são mais comuns no final do inverno, primavera e início do verão.
- Infecções do trato intestinal podem ocorrer a qualquer momento ao longo do ano. Infecções do trato digestivo são mais comuns em crianças com idade inferior a 4 anos.
- A maioria das crianças teve alguma forma de infecção nos primeiros 10 anos de vida.
A seguir,as formas mais comuns de adenovírus transmitidos:
Infecções respiratórias
As infecções respiratórias ocorrem quando a criança entra em contato com o vírus. As secreções do trato respiratório podem conter o vírus, e ele também pode sobreviver por muitas horas em objetos inanimados, como maçanetas, superfícies duras e brinquedos.
Infecção do trato intestinal
A transmissão da cepa do vírus digestivo geralmente ocorre por contato fecal-oral. Geralmente, acontece quando não se lavam bem as mãos ou com a ingestão de alimentos ou água contaminados.
A maioria das infecções por adenovírus é leve, com poucos sintomas. No entanto, cada criança pode experimentar sintomas de forma diferente. Infecções respiratórias (os sintomas podem se desenvolver de 2 a 14 dias após a exposição) e infecções do trato intestinal (sintomas podem se desenvolver entre 3 e 10 dias após a exposição). Os sintomas geralmente ocorrem em crianças menores de 4 anos e pode durar de 1 a 2 semanas.
Os sintomas mais comuns do quadro respiratório são febre, tosse, coriza, dor de cabeça e garganta e, no quadro intestinal, febre, diarreia, vômitos e dor de barriga.
Lavar as mãos é importante para evitar a propagação de adenovírus para outros bebês, crianças ou adultos. Se o seu filho está no hospital, os profissionais de saúde vão usar vestimentas especiais de isolamento, como batas e luvas, quando entrarem no quarto da criança.
Tratamento do quadro respiratório:
- Aumento da ingestão de líquidos: manter seu filho bem hidratado, por via oral, é importante. Se necessário, um acesso intravenoso pode ser inicicado para dar fluidos e eletrólitos a seu filho.
- Broncodilatador: pode ser utilizado para abrir as vias aéreas da criança. Esse medicamento é frequentemente administrado em aerosol, por uma máscara ou um inalador.
- Oxigênio suplementar através de uma máscara, tubos nasais ou uma tenda de oxigênio.
- Ventilação mecânica: uma criança com quadro grave pode necessitar de ventilação mecânica ou um respirador para facilitar a respiração por um período de tempo.
Tratamento para a infecção intestinal podem incluir:
- Reidratação oral: com soro caseiro ou líquidos que ela está acostumada.
- Alimentação com alimentos sólidos, se o seu filho for capaz de tolerá-lo.
- Algumas crianças podem desenvolver desidratação grave o suficiente para exigir hospitalização.
Tratamento
Controle dos sintomas
Geralmente, as infecções desaparecem por conta própria. Os passos seguintes podem ajudá-lo a sentir-se mais confortável:- Descanse bastante
- Beba muito líquido
- Use um umidificador
- Tome paracetamol ou outros medicamentos sem receita médica