Alimentos Sólidos – Início - Hospital Sabará
Tempo estimado para atendimento médico após cadastro
- Fila:
Emergência
- Fila:
Urgência
- Fila:
Preferencial
- Fila:
Isolamento
- Fila:
Pouca Urgência
* Informamos que o tempo de espera pode variar em decorrência da complexidade de atendimento dos pacientes ou emergências. Clique aqui para conferir os dias e horários mais movimentados do hospital.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Alimentos Sólidos – Início

Até a criança alcançar 6 meses, sua alimentação será feita com leite, seja materno ou alguma fórmula para crianças recém-nascidas. A partir dessa idade, você pode iniciar o acréscimo de alimentos sólidos. Lembre-se de que essa é uma orientação geral; crianças são diferentes entre si, portanto, siga sempre a orientação de seu pediatra ou de uma nutricionista. A orientação para mães que podem fazê-lo é de leite materno exclusivo até o sexto mês de vida.

Quando o bebê pode iniciar com alimentos sólidos?
A maioria dos bebês estará pronta a iniciar a deglutição de alimentos mais consistentes a partir do quarto mês. Isso porque engolir alimentos não líquidos requer um controle dos movimentos da língua e dos músculos da boca que bebês pequenos não têm. Em vez de sugar o alimento da colher, fazendo um “biquinho” com os lábios, o bebê, muitas vezes, empurra a colher ou cospe os alimentos. Isso ocorre pois os nenês pequenos têm um reflexo de empurrar a língua (que facilita para mamar), que desaparece ao redor do quarto mês.

Nesta mesma época, a criança já fica mais acordada e mais ativa, necessitando de maior quantidade de energia. Por isso, há necessidade de iniciar outros alimentos.

Como iniciar?
Para estimular o paladar do bebê, sugerimos introduzir uma pequena quantidade (30 a 50 ml/dia) de suco natural de frutas, tomando o cuidado de não oferecer sucos muito ácidos ou azedos – dilua com água ou misture outras frutas, para conseguir um sabor agradável. NÃO É ACONSELHADO ADOÇAR O SUCO COM QUALQUER ADOÇANTE, seja mel, açúcar, dextrosol etc.

Quando a criança estiver acostumada com novos sabores, pode-se iniciar com papinha de frutas, inicialmente bem amassadas, quase líquidas.

Para alimentar a criança com comidas sólidas, é necessário que ela esteja sentada (pode ser no colo ou em cadeirão). Se a criança recusar ou chorar, não force, pois é mais importante que este seja um momento agradável e do qual ela goste. Se houver uma resistência ou dificuldade, talvez seja melhor esperar mais uma ou duas semanas para reiniciar os alimentos sólidos. Lembre-se de que ela pode não ter ainda maturidade para controlar os músculos da boca e da língua.

É importante lembrar que a criança precisa estar confortável, sentada, e temos de usar colheres adequadas (pequenas, macias, pois a criança pode mordê-las) para seu tamanho; e o alimento precisa estar em uma consistência que a criança possa deglutir (lembre-se de que ela ainda não tem dentes para mastigar) e em pequenas quantidades, para que ela se acostume aos poucos (1 ou 2 colheres de chá para iniciar). Procure falar com ela, tranquilizando-a e incentivando-a nessa nova experiência.

Após algumas tentativas, ela estará aceitando bem, sem cuspir ou se sujar muito. Nesse momento, você pode começar a aumentar a quantidade.

O que posso dar como alimento?
Até alguns anos atrás, era comum introduzir mingau de cereais para as crianças como introdução de alimentos sólidos. Mas essa prática caiu em desuso, para evitar ganho excessivo de peso por parte da criança.
Pode se dar suco de frutas cítricas (laranja, mexerica, lima, limão etc.), assim como outras frutas, como mamão, maçã, pera. Além de tomate, beterraba, cenoura etc.

A papinha pode ser feita com as mesmas frutas. Nas épocas mais frias, pode-se oferecer papinha feita com frutas cozidas.

Os alimentos salgados deverão ser introduzidos quando a criança já estiver aceitando bem os alimentos sólidos e uma quantidade boa (3 ou 4 colheres de chá). Sempre de acordo com o pediatra ou nutricionista.

O que pode acontecer com a introdução de alimentos sólidos?
Quando a criança passa a se alimentar com alimentos diferentes do leite pode ocorrer uma alteração do ritmo intestinal, assim como da aparência das fezes. Se os alimentos consumidos tiverem muita gordura ou açúcares, isso irá alterar o odor também.

A cor pode ser influenciada pelos alimentos (cenoura, beterraba, mamão etc.). Como o aparelho digestivo é ainda imaturo, não será capaz de digerir alimentos com casca (tomates, ervilhas, milho, feijão etc.).
Após alguns meses da introdução de alimentos sólidos, podemos iniciar um processo de deixar as papinhas mais sólidas, mantendo alguns pedaços, para que a criança mastigue.

Por volta de 1 ano de idade, a criança deve estar apta para usar a colher para se alimentar. Incentive-a a fazer isso, assim como comer pequenos pedaços com as mãos, para que ela mesma se alimente e escolha o que quer.

Bons hábitos alimentares se iniciam cedo
Todos gostamos que nossos filhos se alimentem bem, tenham bons hábitos alimentares, que comam verduras, legumes, carnes e que não fiquem só comendo guloseimas.

Para que isso aconteça, precisamos ver nossos próprios hábitos alimentares, pois é no nosso exemplo que nossos filhos se espelharão. Portanto, não adianta querermos filhos com hábitos saudáveis se os nossos não são.
Para um hábito saudável, evite dar a seus filhos alimentos doces ou açúcar no primeiro ano de vida (balas, chocolates, refrigerantes, sucos industrializados, pirulitos, sobremesas etc.). Evite também alimentos com grande quantidade de corantes ou produtos químicos (conservantes, flavorizantes), pois eles têm potencial de causar alergias.

Procure dar uma alimentação variada, balanceada (peça orientação do pediatra ou nutricionista), não force a ingestão de comida e não superalimente seu filho, pois isso o prevenirá de uma série de doenças graves, como diabetes, obesidade, doenças cardiocirculatórias etc.



Sabará Hospital Infantil

Av. Angélica, 1987 - São Paulo, SP
CEP 01228-200
Telefones: (11) 3155-2800 | (11) 3235-2800

Google Maps

Centro de Excelência | Consultórios

Rua Mato Grosso, 306 - Conj. 1503 e 1806

Google Maps

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual