Banho no Seu Bebê - Hospital Sabará
Tempo estimado para atendimento médico após cadastro
- Fila:
Emergência
- Fila:
Urgência
- Fila:
Preferencial
- Fila:
Isolamento
- Fila:
Pouca Urgência
* Informamos que o tempo de espera pode variar em decorrência da complexidade de atendimento dos pacientes ou emergências. Clique aqui para conferir os dias e horários mais movimentados do hospital.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Banho no Seu Bebê

Banhando o recém-nascido
Um bebê recém-nascido geralmente não precisa de grandes banhos. O mais importante é fazer uma boa limpeza nas trocas de fralda.

Como a pele do bebê é geralmente muito seca, não se recomenda banhos longos ou com água muito quente. O uso de uma loção hidratante hipoalergênica imediatamente após o banho pode ajudar a prevenir uma pele seca ou uma condição da pele chamada de eczema.

Durante as primeiras semanas, até que o coto do cordão umbilical caia, o recém-nascido pode tomar apenas banhos de esponja ou cuidando-se para que o coto umbilical não fique muito úmido, pois isso retarda sua caída.
O banho deve ser dado em um ambiente quente.

Colocar o bebê em uma banheira, numa posição que fique confortável para você. Em todos os momentos, tenha certeza de segurá-lo firmemente, para que não caia.

Utilize um sabonete neutro para bebês, uma esponja ou um paninho suave e os tenha sempre em seu alcance.
Use o pano umedecido, primeiro sem sabão, para lavar o rosto. Assim, você não permite que o sabonete entre nos olhos ou na boca. Em seguida, mergulhe-o na banheira com água e use o sabonete para lavar o resto do corpo, deixando por último a área da fralda.

Tenha especial atenção às dobrinhas debaixo dos braços, atrás das orelhas, no pescoço e, em especial nas meninas, na área genital. Nos meninos, puxar o prepúcio para limpar a glande.

Os nenês, no início, não gostam de banhos – e provavelmente vão protestar um pouco. Se o seu filho chorar muito, tente banhos de esponja, para, depois de uma ou duas semanas, experimentar o banho na banheira novamente. Ele vai deixar claro quando estiver pronto.

Banhando seu bebê maior
Depois de despir o bebê, coloque-o na água imediatamente, para que não fique gelado. Fale delicadamente enquanto abaixa o resto de seu corpo até que afunde na banheira. Use uma de suas mãos para apoiar a cabeça e a outra para ensaboá-la. A maior parte do corpo do bebê, inclusive o rosto, deve ficar bem acima do nível da água, por segurança. Derrame água quente sobre o corpo dele com frequência, para mantê-lo aquecido.

Use um pano macio para lavar o rosto e o cabelo. O xampu pode ser usado uma ou duas vezes por semana. Massageie seu couro cabeludo suavemente, incluindo a área das fontanelas (moleiras).

Quando você lavar o cabelo com sabonete ou xampu, proteja a testa com sua mão, para a espuma escorrer pelos lados e não para os olhos. Se cair um pouco de sabão nos olhos da criança e ela chorar, basta limpar com a toalha molhada ou enxugar os olhos com água morna até os restos da espuma saírem. Lave o resto do corpo de cima para baixo.

Banhando crianças maiores
Antes de despir o bebê, certifique-se de que as coisas que você vai necessitar estejam à mão e o ambiente esteja quente. Você precisa ter também um copo para enxaguar com água limpa. Quando a criança já tem cabelo, você pode usar um xampu para bebês.

Se você se esqueceu de algo ou tiver a necessidade de atender o telefone ou a porta durante o banho, deve levar o bebê junto com você. Para isto, tenha sempre uma toalha seca ao seu alcance. Nunca deixe um bebê sozinho na banheira, mesmo que por um instante.

Os bebês maiores gostam de tomar banho. Por isso, dê a seu filho algum tempo extra, para espirrar e explorar a água e brincar. Pode ser divertido, e ele vai perder o medo da água.

Com o crescimento, a duração do banho pode se prolongar e se transformar em uma experiência muito relaxante e calmante. Por isso, não se apresse, a menos que seu filho esteja infeliz.

Brinquedos para o banho não são realmente necessários para bebês muito jovens. Como a estimulação da água e de esfregar o corpo já são atividades excitantes o suficiente, os brinquedos podem ser deixados para as crianças maiores.

Uma vez que o bebê tenha idade suficiente, os brinquedos são muito valiosos. Caixas, bolas, brinquedos que flutuem e até mesmo livros impermeáveis podem ser distrações maravilhosas enquanto você limpa seu bebê.
As crianças com mais de 2 anos, que já ficam bem em pé, podem tomar banhos de chuveiro, mas sempre acompanhadas por um adulto.

Enxugando o bebê
Quando o bebê pequeno sair do banho, use toalhas de bebê com capuz, pois é a maneira mais eficaz de manter a cabeça dele quente quando ainda está molhada. Para crianças maiores, use sempre uma toalha suave e não a esfregue na pele, só enxugue a água.

Finalizando
O banho é uma atividade relaxante para crianças. Sendo assim, é uma maneira de prepará-las para dormir. Deve ser dado em um momento que seja conveniente para você.

O banho, seja de banheira ou de chuveiro, deve ter sempre acompanhamento de um adulto, pois crianças estão sujeitas a escorregar ou precisar de ajuda. Além disso, o adulto supervisiona se a higiene está sendo bem feita.

Autor: José Luiz Setúbal



Sabará Hospital Infantil

Av. Angélica, 1987 - São Paulo, SP
CEP 01228-200
Telefones: (11) 3155-2800 | (11) 3235-2800

Google Maps

Centro de Excelência | Consultórios

Rua Mato Grosso, 306 - Conj. 1503 e 1806

Google Maps

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual