Dermatite Atópica
A dermatite atópica é uma das principais doenças da criança que leva os pais a procurarem o consultório do dermatologista.
Muitas vezes, pode estar associada às outras duas atopias: rinite alérgica e asma. É uma afecção crônica não contagiosa, que causa inflamação da pele, e resulta em desde um leve ressecamento cutâneo com coceira leve a moderada, até lesões vermelhas extensas com infecção bacteriana secundária em várias partes do corpo com coceira intensa.
Tratamento
- Cure a pele e mantenha-a saudável
- Evite infecções na pele danificada
- Identificar e evitar fatores desencadeantes para prevenir exacerbações
Cuidado da pele
A irritação da pele pode causar ou agravar as exacerbações. A pele seca é uma das causas mais comuns. Os passos que ajudam a diminuir o ressecamento da pele e os surtos incluem o seguinte:- Limite o número de banhos entre 1 e 3 vezes por semana, com uma duração entre 5 e 10 minutos no máximo
- Use água à temperatura ambiente nos banheiros e chuveiros
- Use sabonete suave, sem perfume, ou um sabonete sem sabão
- Use um creme hidratante todos os dias ou mais frequentemente, se necessário
- Evite fatores irritantes que desencadeiam o eczema
Medicamentos
Em alguns casos, medicamentos também podem ser necessários para controlar surtos ou sintomas:- Prescrição de cremes e pomadas contendo cortisona, tacrolimus ou pimecrolimus para reduzir a inflamação
- Anti-histamínicos prescritos ou de venda livre para ajudar a prevenir a coceira
- Medicamentos orais, como prednisona ou ciclosporina para casos graves
- Antibióticos aplicados diretamente na pele ou administrados por via oral
Fototerapia
Se os cuidados com a pele e os medicamentos não forem eficazes, a terapia com luz pode ser usada. Neste tratamento, a pele afetada é exposta a uma luz especial. As opções de tratamento podem incluir o seguinte:- Tratamento com luz ultravioleta A e 5-metoxipsoraleno (PUVA)
- Fotoferese: para os casos mais graves