Epidermólise Bolhosa
A epidermólise bolhosa (EB) faz parte de um grupo heterogêneo de doenças hereditárias caracterizado por diferentes graus de fragilidade da pele e da mucosa, causada por mutações em proteínas estruturais da pele.
Existem quatro tipos principais de EB, e a gravidade é determinada pelo nível de formação de vesículas e tipo de mutação. Apesar da aparência das lesões, não é uma doença contagiosa.
Não há tratamento específico para qualquer forma de epidermólise bolhosa. O tratamento é principalmente de apoio e inclui o tratamento de feridas, controle da infecção, suporte nutricional, prevenção e tratamento de complicações.
O tratamento de pacientes com EB envolve uma equipe multidisciplinar, geralmente composto de um dermatologista, um enfermeiro especializado, prestador de cuidados primários, terapeuta ocupacional, nutricionista e assistente social. Especialistas, incluindo gastroenterologia, oftalmologia, nefrologia, hematologia, endocrinologia, cardiologia, tratamento da dor, cirurgia plástica e odontologia especializada, são consultados quando necessário.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Up to date