Fimose e Parafimose
Fimose é uma constrição da abertura do prepúcio de modo que não pode ser atraído de volta sobre a ponta do pênis.
Essa condição é uma ocorrência normal no menino recém-nascido, mas, com o tempo, a pele que adere à ponta do pênis pode ser recolhida. Aos 17 anos, 99% dos homens será capaz de retrair completamente o seu prepúcio.
Fimose também pode ocorrer se o prepúcio é forçado a voltar antes que esteja pronto. Isso pode causar uma cicatriz fibrosa, o que pode impedir a retração futura do prepúcio.
Parafimose ocorre quando o prepúcio é retraído atrás da corona (ou coroa) do pênis e não pode ser devolvido para a posição anterior ou normal. Isso pode causar o aprisionamento do pênis, prejudicando a drenagem do sangue – e as consequências podem ser graves.
A seguir , os sintomas mais comuns de fimose e parafimose. No entanto, cada criança pode experimentar sintomas de forma diferente.
Fimose:
- Abaulamento do prepúcio durante a micção.
- Incapacidade de retrair o prepúcio completamente até os 3 anos (em algumas crianças, esse processo pode demorar mais).
Parafimose:
- Inchaço da ponta do pênis quando o prepúcio é retraído ou puxado para trás.
- Dor.
- Incapacidade de retrair o prepúcio sobre a ponta do pênis.
- Descoloração: qualquer cor vermelha escura ou azulada da ponta do pênis.
O tratamento repetido para fimose pode envolver a aplicação de um creme esteroide para o prepúcio até três vezes por dia durante cerca de um mês – para soltar o anel adesivo. Se a criança tem inchaço do prepúcio durante a micção após os 10 anos de idade, uma circuncisão (remoção cirúrgica de todo ou parte do prepúcio) pode ser recomendada.
Já o tratamento para parafimose pode envolver lubrificação do prepúcio e da ponta do pênis e, em seguida, apertando suavemente a ponta do pênis, puxando o prepúcio para a frente. Se esta é ineficaz, uma pequena incisão para aliviar a tensão pode ser realizada. Uma circuncisão de emergência (remoção cirúrgica de todo ou parte do prepúcio) pode ser recomendada.