Picadas de Aranhas - Hospital Sabará
Tempo para atendimento médico após cadastro
QUINTA-FEIRA 25/07/2024 - 23:32
00:00 - Fila: 0
Emergência
00:00 - Fila: 0
Urgência
00:00 - Fila: 0
Preferencial
00:00 - Fila: 0
Isolamento
00:13 - Fila: 1
Pouca Urgência
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Picadas de Aranhas

Acidentes causados por aranhas são comuns, porém, a maioria não apresenta repercussão clínica. Os gêneros de importância em saúde pública no Brasil são: Loxosceles (aranha-marrom), Phoneutria (aranha armadeira ou macaca) e Latrodectus (viúva-negra).

Entre essas, a maior causadora de acidentes é a Loxosceles. Acidentes causados por outras aranhas podem ser comuns, porém sem relevância em saúde pública, sendo que os principais grupos pertencem, principalmente, às aranhas que vivem nas casas ou suas proximidades, como caranguejeiras e aranhas de grama ou jardim.

A aranha-armadeira causa dor imediata e intensa, com poucos sinais visíveis no local da picada. Raramente crianças podem apresentar agitação, náuseas, vômitos e diminuição da pressão sanguínea.

No caso da aranha-marrom, a picada é pouco dolorosa e uma lesão endurecida e escura costuma surgir várias horas após, podendo evoluir para ferida com necrose de difícil cicatrização; raramente podem provocar escurecimento da urina.

A viúva-negra leva a dor na região da picada, contrações nos músculos, suor generalizado e alterações na pressão e nos batimentos cardíacos.

Sabendo da picada de aranha, tome as seguintes medidas:

  1. Lavar o local da picada com água e sabão.
  2. Não fazer torniquete ou garrote.
  3. Não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida, nem aplicar folhas, pó de café ou terra, para não provocar infecções.
  4. Não dar à vítima bebida alcoólica, querosene ou fumo, como é costume em algumas regiões do país. Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para que possa receber o tratamento adequado em tempo.

Dependendo dos sintomas, podem ser adotadas medidas para alívio da dor, como compressas mornas (acidentes por aranha-armadeira e viúva-negra); havendo ou não melhora, o paciente deve ser levado ao serviço de saúde mais próximo, para ser avaliada a necessidade de administração de soro específico.

A prevenção é feita com a adoção de:

  1. Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários.
  2. Não acumular entulhos e materiais de construção.
  3. Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede.
  4. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos.
  5. Manter limpos os locais próximos das casas, jardins, quintais, paióis e celeiros; evitar plantas tipo trepadeira e bananeira junto às casas e manter a grama sempre cortada; limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou à cerca.


Sabará Hospital Infantil

Av. Angélica, 1987 - São Paulo, SP
CEP 01228-200
Telefones: (11) 3155-2800 | (11) 3235-2800

Google Maps

Centro de Excelência | Consultórios

Rua Mato Grosso, 306 - Conj. 1503 e 1806

Google Maps