Segurança Para seu Filho: 6 a 12 Meses - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Segurança Para seu Filho: 6 a 12 Meses

Nos Estados Unidos, centenas de crianças morrem ou procuram hospitais por causa de ferimentos, muitos dos quais poderiam ser evitados; no Brasil, não temos estatísticas seguras.

Na maioria das vezes, os pais não imaginam o perigo que as crianças correm ao fazer determinadas ações, não ao percebem que as crianças aprendem rapidamente e estão em crescimento. Muitos acidentes acontecem quando as crianças começam a se sentar, rolar ou ficar em pé e andar – apoiadas ou sem apoio.

Quedas
Por causa das novas habilidades de seu filho, ele vai cair com frequência. Proteja-o de uma lesão usando portões em escadas e fechando portas para outros ambientes. Instale proteção em todas as janelas acima do primeiro andar e remova móveis com arestas dos espaços onde seu filho brinca.

Não o coloque em um andador, pois é uma fonte de acidentes, uma vez que a criança consegue andar, mas ainda não tem noção do perigo e passa a ter acesso a escadas e rampas, podendo cair e fraturar algum membro ou bater a cabeça.
Se seu filho sofrer uma queda grave, tenha calma e procure um serviço médico.

Queimaduras
Dos 6 aos 12 meses, crianças passam a pegar em tudo e levar a boca. Por isso, evite carregar seu bebê e líquidos quentes ao mesmo tempo, como café ou alimentos. Seu bebê pode ficar queimado.

NUNCA deixe copos de café quente nas mesas ou nas bordas da pia. Além disso, se a criança é deixada para engatinhar ou andar perto de fogões, aquecedores ou outros aparelhos quentes, pode se queimar.

Não deixe crianças na cozinha. Lugares mais seguros para seu filho enquanto você está cozinhando, comendo ou incapaz de fornecer toda a sua atenção, são o berço, o cercadinho, o centro de atividades fixas, o cadeirão ou o bebê-conforto. Para proteger seu filho de água quente da torneira, a temperatura não deve ser superior a 45°C. Ajuste seu aquecedor de água.

Se seu bebê tiver queimaduras, coloque imediatamente a área queimada em água fria e mantenha por alguns minutos, para esfriar. Em seguida, cubra a queimadura com uma bandagem levemente seca ou um pano limpo e procure um serviço médico.

Afogamento

Nessa idade, a criança adora brincar na água. Esvazie toda a água de uma banheira, balde, ou qualquer recipiente com água imediatamente após o uso. Mantenha a porta do banheiro fechada.

NUNCA deixe uma criança sozinha dentro ou perto de uma banheira, balde de água rasa ou piscina, mesmo por um momento. Afogamento pode acontecer em menos de 10 centímetros de água. Saber nadar não significa que seu filho está seguro dentro ou perto da água. Fique dentro do comprimento de um braço de seu filho quando ele estiver perto da água.

Se você tem uma piscina, agora é hora de instalar uma cerca que a separa da casa. A piscina deve ser cercada em todos os quatro lados. A maioria das crianças se afoga quando anda para fora de casa e cai em piscinas não cercadas. Instale a cerca antes que a criança comece a andar.

Envenenamento, asfixia, estrangulamento e sufocamento
Bebês adoram explorar o meio ambiente, colocando tudo e qualquer coisa na boca. Portanto, NUNCA deixe pequenos objetos perto de seu filho, mesmo que por um momento.

NUNCA alimente o bebê com alimentos duros, como cenouras cruas, maçãs, cachorros-quentes, uvas, amendoim, pipoca. Corte todos os alimentos que for usar para alimentar seu bebê em fatias finas, para evitar asfixia.

Esteja preparado, caso seu bebê comece a sufocar. Pergunte a seu médico os passos que você precisa saber. Aprenda a salvar a vida de uma criança vítima de asfixia. As crianças vão colocar tudo na boca, mesmo que não tenha gosto bom. Muitas coisas comuns em sua casa podem ser venenosas para seu filho. Certifique-se de manter os produtos domésticos, tais como produtos de limpeza, produtos químicos e medicamentos, completamente fora do alcance e da vista das crianças. Use trincos de segurança ou fechaduras nas gavetas e nos armários. Lembre-se de que seu filho pode não compreender ou se lembrar do “não” ao explorar a casa.

Se o seu filho comer algo que possa ser venenoso, não provoque vômito; leve-o imediatamente ao serviço médico mais próximo.

Coloque o berço de seu bebê longe das janelas. Cabos de persianas e cortinas podem estrangular seu filho.
Invólucros de plástico e sacos, se colocados sobre a boca e o nariz, podem também sufocar a criança. Mantenha-os longe de seu filho.

Lembre-se da cadeirinha de segurança para seu carro
Acidentes de carro são uma grande ameaça para a saúde e a vida das crianças. A maioria das lesões e mortes por acidentes de carro pode ser prevenida por meio da utilização de cadeiras de segurança no automóvel.

Seu filho, além de estar muito mais seguro, vai se comportar melhor, fazendo com que o motorista presta atenção à condução do veículo.

Certifique-se de que o assento de segurança de seu bebê está instalado corretamente. Leia e siga as instruções que vêm com o assento de segurança do carro e as seções no manual do veículo.

Todas as crianças até 2 anos de idade (ou que atinjam o peso ou a altura permitidos pela fabricante da cadeira de segurança) devem viajar em um assento instalado de trás para a frente no banco de trás do carro.
Lembre-se: assentos de segurança voltados para trás do carro nunca devem ser colocados em bancos que tenham sistema de airbag.

Não deixe a criança sozinha no carro. Mantenha o veículo e suas portas bloqueadas. Crianças deixadas em um carro podem morrer de insolação, porque a temperatura interna, principalmente se o veículo estiver sob o sol, atinge níveis letais em poucos minutos.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: TIPP-O Injury Prevention Program (Copyright © 1994 American Academy of Pediatrics, revista 11/03)



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual