Segurança Para sua Criança: do Nascimento aos 6 Meses - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Segurança Para sua Criança: do Nascimento aos 6 Meses

Nos Estados Unidos, centenas de crianças morrem ou são atendidas em hospitais por causa de ferimentos – muitos dos quais poderiam ser evitadas, no Brasil não temos estatísticas seguras.

Na maioria das vezes, os pais não imaginam o perigo que as crianças correm ao fazer determinadas ações, não percebem que as crianças aprendem rapidamente e estão em crescimento. Muitos acidentes acontecem quando elas rolam da cama ou do trocador, nos primeiros meses, ou quando viram uma xícara de café quente.

Acidentes de carro
Acidentes de carro são uma grande ameaça para a saúde e a vida das crianças. A maioria das lesões e mortes por acidentes de carro pode ser prevenida por meio da utilização de cadeiras de segurança no automóvel.

Seu filho, além de estar muito mais seguro, vai se comportar melhor, fazendo com que o motorista presta atenção à condução do veículo.

Certifique-se de que o assento de segurança de seu bebê está instalado corretamente. Leia e siga as instruções que vêm com o assento de segurança do carro e as seções no manual do veículo.

Todas as crianças até 1 ano de idade (ou que atinjam o peso ou a altura permitidos pela fabricante da cadeira de segurança) devem viajar em um assento instalado de trás para a frente no banco de trás do carro.

Lembre-se: assentos de segurança voltados para trás do carro nunca devem ser colocados em bancos que tenham sistema de airbag.

Não deixe a criança sozinha no carro. Mantenha o veículo e suas portas bloqueadas. Crianças deixadas em um carro podem morrer de insolação, porque a temperatura interna, principalmente se o veículo estiver sob o sol, atinge níveis letais em poucos minutos.

Quedas

Bebês mexem pernas e braços o tempo todo, podendo empurrar algum objeto ou mesmo se arrastar. Nesses primeiros movimentos, há risco de queda. Conforme seu bebê cresce e é capaz de rolar, pode cair de locais menos protegidos. Portanto, não deixe seu bebê sozinho em trocadores, camas, sofás ou cadeiras. Ponha seu bebê em um lugar seguro, como um berço ou no bebê-conforto, quando você não puder segurá-lo.

Seu bebê pode ser capaz de rastejar a partir dos 6 meses. Por isso, invista em portões nas escadas e feche portas para manter seu bebê em ambiente controlado. Instale também protetores em todas as janelas acima do primeiro andar.

Não o coloque em um andador, pois é uma fonte de acidentes, uma vez que a criança consegue andar, mas ainda não tem noção do perigo e passa a ter acesso a escadas e rampas, podendo cair e fraturar algum membro ou bater a cabeça.
Se o seu filho sofrer uma queda grave, tenha calma e procure um serviço médico.

Queimaduras
De 3 a 5 meses, os bebês começam a agarrar as coisas. Por isso, evite carregar seu bebê e líquidos quentes ao mesmo tempo, como café ou alimentos. O seu bebê pode ficar queimado. Para proteger seu filho de água quente da torneira, a temperatura não deve ser superior a 45°C. Ajuste seu aquecedor.

Se o seu bebê tiver queimaduras, coloque imediatamente a área queimada em água fria e mantenha por alguns minutos, para esfriar. Em seguida, cubra a queimadura com uma bandagem levemente seca ou um pano limpo e procure um serviço médico.

Engasgos e sufocamento
Bebês adoram explorar o meio ambiente, colocando tudo e qualquer coisa na boca.

NUNCA deixe pequenos objetos perto de seu filho, mesmo que por um momento.

NUNCA alimente o bebê com alimentos duros, como cenouras cruas, maçãs, cachorros-quentes, uvas, amendoim, pipoca. Corte todos os alimentos que for usar para alimentar seu bebê em fatias finas, para evitar asfixia.

Esteja preparado se o seu bebê começar a sufocar. Pergunte ao médico quais os passos que você precisa saber par aprender a salvar a vida de uma criança vítima de asfixia.

Para evitar possível asfixia e reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil, o bebê deve dormir sempre de costas ou de lado. Nunca coloque seu bebê em uma cama de água nem use travesseiros ou qualquer objeto mole o suficiente para cobrir o rosto e bloquear a entrada de ar no nariz e na boca.
Cuidado com sacos plásticos e invólucros de plástico, que, colocados sobre a boca ou o nariz, podem sufocar a criança. Mantenha-os longe de seu bebê.

Autor: Dr José Luiz Setúbal
Fonte: TIPP-O Programa de Prevenção de Lesões (Copyright © 1994 Academia Americana de Pediatria, Atualizado 05/09)



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual