Síndromes de Uso Excessivo
Síndromes do uso excessivo formam uma grande categoria de lesões entre os jovens entusiastas de esportes e são tão sutis que, normalmente, passam despercebidas no início. Ao longo do tempo, porém, a repetição de danos para a mesma área anatômica pode culminar em bursite, tendinite e outras lesões, como fraturas por estresse.
Lesões por uso excessivo são mais comuns em movimentos repetitivos, como observado na natação, corrida ou dança. Isto está em contraste com lesões agudas, que são mais comuns em contato ou esportes de colisão, como futebol ou hóquei.
Doença de Osgood-Schlatter (OSD)
Nesta condição (OSD), há inflamação do local onde o tendão do músculo da coxa encontra o osso da canela. Adolescentes estão predispostos a lesões nessa área (tubérculo tibial), porque ele ainda está crescendo.
A OSD está associada a esportes como basquete, futebol, voleibol, ginástica e patinação.
Os sintomas de inchaço e dor leve ao longo do tubérculo tibial (abaixo do joelho) geralmente desaparecem por conta própria dentro de 1 a 2 anos, se a condição é reconhecida e devidamente gerenciada. Complicações são limitadas a um trauma localizado.
Dor anterior do joelho
Normalmente, a patela desliza suavemente sobre a extremidade do osso do fêmur ou na coxa. Um jovem pode achar que é doloroso se sentar por longos períodos de tempo, como quando anda de carro ou assiste a um filme.
Doença de Sever
A Doença de Sever se caracteriza pela inflamação de um ou ambos os ossos do calcanhar, produzindo dor leve.
Correr e saltar exacerba essa condição, por isso a ocorrência da doença é vista, principalmente, em jogadores de basquete e futebol.
Canela dolorosa
Esta lesão comum envolve os músculos e tendões que rodeiam a tíbia, mais conhecido como o osso da canela. A dor pode ser notada nas unidades músculo-tendão da tíbia, e uma fratura por estresse dos ossos da perna pode desenvolver.
A dor pode melhorar com o repouso da perna, uso de medicamentos para a dor, mudança no exercício que está causando a doença e outras medidas.
Síndrome Compartimental Crônica
Os músculos das pernas estão alojados dentro de quatro compartimentos separados. Quando corremos, os músculos se expandem em tamanho e pressão contra o tecido duro exterior, que envolve cada compartimento.
A pressão aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos, causando dor muscular e nos nervos, levando a formigamento nos pés.
Tendinite
Essa condição é uma inflamação dolorosa de um tendão devido a tensão excessiva repetida. Entre as partes do corpo afetadas estão os cotovelos (apelidados de “cotovelo de tenista”), joelhos (“joelhos do saltador”), parte de trás do calcanhar e tornozelos (tendinite de Aquiles) e ombros (tendinite do bíceps).
Queixas de dor ou rigidez muscular devem ser motivo para levar seu filho ao pediatra imediatamente, para o tratamento adequado e prevenção de lesões menores que podem se tornar piores ou causar danos permanentes.
Nunca permita que um adolescente pratique algum esporte se estiver com dor.
Apenas uma em onze lesões é classificada como “grave” pela NATA (The National Athletic Trainers’ Association), que define “grave” como qualquer acidente que afaste o atleta por mais de três semanas.
O tratamento básico consiste, frequentemente, de “RICE”, uma sigla em inglês que vem de repouso, gelo, compressão e elevação. O pediatra pode ainda recomendar um regime de exercícios domiciliares para melhorar a força muscular e a flexibilidade.
Consultas com outros especialistas, como médicos de medicina desportiva ou ortopedistas, podem ser necessárias.