Unhas do Bebê
Você sabia que as unhas crescem cerca de 0,1 milímetro a cada dia e que crescem mais rapidamente nos jovens, nos meninos e no verão?
Quem tem um nenê já percebeu como as unhas dele crescem rápido. E também que boa parte das mães e dos cuidadores tem medo de cortá-las e acabar machucando os dedinhos dele.
Deixar as unhas do nenê com tamanho adequado é importante, pois evita que ele se arranhe ou se machuque e impede o acúmulo de sujeira, que pode causar doenças. Lembre-se de que, volta e meia, o nenê está com as mãos na boca. Para evitar doenças, é preciso que se cortem as unhas pelo menos uma vez por semana.
A manicure/pedicure do bebê
A maioria dos pais se sente intimidada com a perspectiva de ter de cortar as unhas do bebê, mas fazer o papel de manicure/pedicure é bem fácil.
Se você tiver sorte, a enfermeira da maternidade será capaz de ajudar a demonstrar a técnica correta, mas boa parte dos hospitais não incentiva seu pessoal a fazê-lo – talvez porque qualquer lesão não intencional pode ser um problema de responsabilidade para o hospital.
Embora não seja exatamente o recomendável, estamos bem conscientes do fato de que alguns pais optam por mordida ou descascar as unhas dos recém-nascidos, em vez de mexer com tesouras ou aparelhos específicos para corte. Para cortar as unhas de uma forma mais controlada, vai ser melhor usar um ou o outro (ou ambos), ou simplesmente usar uma lixa de unhas para manter as coisas sob controle.
Para melhores resultados, apare as unhas de seu bebê quando ele estiver dormindo. Empurre para baixo a pele do dedo; assim, fica mais fácil de usar o aparador ou a tesoura em torno de ambos os lados da unha e evitar o corte do dedo de seu bebê. Molhar os dedinhos com água morna pode deixar a pele e as unhas mais fáceis de manipular.
Então, como uma manicure profissional faria, acabe com as bordas afiadas ou ásperas usando uma lixa. Não é tão ruim. Afinal, com o tempo você vai pegar o jeito da coisa.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal